Quarenta anos após encenação, peça “Papa-Rabo”, baseada no romance “Fogo Morto”, de José Lins do Rego, com adaptação de W. J. Solha e direção de Fernando Teixeira, recebe tratamento cinematográfico com curta-metragem de Omar Brito e será exibido no próximo dia 26 de agosto de 2022, às 19h00, dentro da programação desenvolvida nas escadarias que ficam vizinho à Faculdade de Direito, também conhecidas como Beco de Malagrida, onde funciona uma Confraria Cultural dirigida por Ednamay Cirilo.

No mês passado (julho/2022), aconteceu na Confraria de Malagrida um Sarau Poético em homenagem à professora Anayde Beiriz.

Ela mesma, a própria, envolvida amorosamente com o advogado João Dantas, que matou o ex-Presidente João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, no Recife-PE, servindo como estopim para a chamada Revolução de 1930, encabeçada por Getúlio Vargas, que mais tarde decretaria o Estado Novo, passando 15 anos do Poder Central do Brasil.

A rua Gabriel Malagrida também é popularmente conhecida como Beco da Faculdade e fica ao lado do Palácio da Redenção, na esquina do prédio onde funciona a Assembléia Legislativa, na Praça João Pessoa, no centro da cidade.

“É o nosso Pelourinho Urbano, um local ausente dos olhares midiáticos e sobretudo dos poderes públicos de nosso Estado, resistência pela invisibilidade estética dos personagens que fazem a história da cidade antiga de Parahyba desde o final do século XVII, no lugar onde transitou por décadas Gabriel Malagrida, Padre Jesuíta da Companhia de Jesus da Coroa de Portugal, que ajudou a construir nosso Colégio dos Jesuítas Parahybanos e a cuidar do povo sertanejo menos favorecido,” explica a fundadora do movimento.

A partir de 03/12/1993, Ednamay Cirilo Leite hasteou sua bandeira de luta nesse lugar, ocupando o território com o Bar “Boteco Anjo Azul”, na casa de nº 54, que serve como sede dos blocos carnavalescos Anjo Azul, As Anjinhas do Anjo Azul e a própria Confraria de Malagrida.

“O que é a Confraria? É um movimento artístico-cultural anarquista e independente, onde cada Confreira e Confrade tem destaque intelectual e vida pública individual no ambiente do fazer Cultura e todos e todas, num mesmo propósito de cobrar Políticas Públicas para a conservação da memória material e imaterial do local, tombado pelo IPHAN & IPHAEP, mas transformado em estacionamento privado dos servidores da Assembléia Legislativa e empresários da área,” explica Ednamay.

“Falta segurança diurna e noturna, as facções dominam o tráfico ilícito, pondo em risco a vida dos habitantes e transeuntes, com um emaranhado de fios elétricos na entrada do beco, que pode explodir a qualquer vento mais forte e queimar o acervo cultural da própria Assembléia Legislativa”, argumenta.

2 Comments

  • W. J. Solha
    Posted 14 de agosto de 2022 07:30 0Likes

    Não estou entendendo a notícia. Sou apenas o autor da adapação do Fogo Morto do Zé Lins para o teatro, a pedido do Fernando Teixeira, nos anos 80.

    • Giovanni Meirelles
      Posted 14 de agosto de 2022 18:17 0Likes

      Grande Mestre, eu apenas transcrevi em linguagem jornalística o que já estava postado no Facebook. Vou então repaginar o texto com as informações do que me foi novamente repassado, inbox. OK? Saúde, amigo, não sabia do infarto e nem da Covid. “Cantata de Alagamar”, regida nos céus pelos nossos amigos que já se foram para o Paraíso Eterno está orando por VC ficar restabelecido prontamente. O Universo não lhe quer como poeira de estrelas antes da virada do novo século 21 para 22. Vida Longa & Próspera. Retificações já foram feitas e haverá uma nova matéria sobre o assunto. Lhe aviso para acompanhar.

Leave a comment