A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta terça-feira (dia 30), para celebrar os 30 anos de fundação da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim).

  • O evento, proposto pela deputada Camila Toscano (PSDB), aconteceu no Plenário “Deputado José Mariz” e reuniu alguns dos mais renomados profissionais do Direito da Paraíba, representantes da entidade em outros Estados, além de advogados, advogadas e estudantes do Direito de todo o território paraibano.

Sobre a homenagem, a deputada Camila Toscado destacou a atuação da entidade em temas importantes de interesse do país.

  • “É uma honra ter um paraibano presidindo uma entidade tão importante e ter uma mulher no comando dela no nosso estado. E isto me motivou muito a fazer essa sessão para comemorar esses 30 anos. É uma categoria que tem o meu respeito. Os advogados têm o meu respeito. Eu sou advogada, só estou deputada. Então, fico feliz e honrada em poder realizar esse momento importante para essa Casa”, acrescentou a deputada.

O advogado Sheyner Yasbeck Asfóra, presidente nacional da entidade, ressaltou a importância de estar comemorando os 30 anos de entidade no seu Estado natal.

  • “Eu já participei de várias solenidades em todos os parlamentos do país, mas aqui na Assembleia Legislativa é muito especial, é a minha terra, a minha Paraíba. Então, a emoção é diferente. Quero aqui registrar o nosso agradecimento ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino (Republicanos), e também à deputada Camila Toscano (PSDB), que é a autora da propositura para a realização dessa sessão especial em homenagem aos 30 anos da Abracrim”, declarou.

A advogada Natália Lopes Alves, primeira mulher a presidir a Abracrim, na Paraíba, ressaltou a importância da entidade no combate a todas as arbitrariedades que todos enfrentam no dia a dia.

  • O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, disse que a Abracrim é uma entidade importantíssima na aglutinação da advocacia criminal.

“É uma entidade que realiza eventos, propicia interações entre os advogados criminalistas de todo o Brasil. E nós, na Paraíba, temos a vaidade de termos, o presidente nacional da Abracrim como um paraibano; o nosso colega advogado, Sheyner Asfóra, que tão bem representa o Estado, que tão bem nos representa, presidindo uma das maiores entidades de advocacia que o Brasil tem”, disse.

  • O procurador-geral do Estado, Fábio Andrade, na oportunidade representando o governador João Azevedo (PSB), destacou a homenagem à advocacia criminal, que é extremamente importante para a manutenção, inclusive, do Estado democrático de direito.

Também prestigiaram o evento, o advogado criminalista Félix Araújo Filho, presidente de honra da Abracrim-PB (ex-prefeito municipal de Campina Grande); e as advogadas Adriana Abreu, presidente da Abracrim na Bahia e Elizabeth Guimarães, presidente da Abracrim Pernambuco.

  • HISTÓRIA DA ABRACRIM

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM) foi fundada em Curitiba no dia 17 de setembro de 1993 por ocasião do “ I Encontro Brasileiro dos Advogados Criminalistas”.

  • O evento foi registrado integralmente pela Editora Revista dos Tribunais, no livro “Os Criminalistas – Anais do Primeiro Encontro Brasileiro”.

Nasceu a ABRACRIM da deliberação dos presidentes de oito associações estaduais do Paraná (que sediou o evento), São Paulo, Sergipe, Santa Catarina, Piauí, Espírito Santo, Pará, e Rio Grande do Sul.

  • Presentes naquele histórico evento estavam 630 advogados de todas as regiões do Brasil (catalogados nominalmente nos “Anais do 1º Encontro – RT) e como palestrantes magnos, entre outros:
  1. José Roberto Batochio (Presidente do Conselho Federal da OAB, de 1993 a 1995),
  2. Márcio Thomaz Bastos (Presidente da OAB Nacional de 1987 a 1989, e ministro da Justiça do Brasil durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva e durante três meses do segundo, entre 2003 e 2007;
  3. Francisco Accyoli Neto (Presidente – OAB/PR, na época da fundação) e
  4. Luis Flávio Borges D’Urso (Presidente da OAB/SP na início da década de 1980).
  • (Fonte: Abacrim – www.abracrim.adv.br)

Leave a comment