D. Miriam Bezerra entregando-lhe o Diploma Acadêmico e na ESMA , apresentando “O Herói Sem Rosto”, de Luiz Augusto Crispim.

A Academia Cabedelense de Ciências, Artes e Letras, presidida por Tânia Castelliano, vai realizar uma sessão comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, exatamente na principal data do mês dedicado a essa temática social, no próximo 8 de março, prestando significativa homenagem à professora Ângela Bezerra de Castro, ex-presidente da Academia Paraibana de Letras e uma das mais aplaudidas e condecoradas escritoras e historiadoras da Paraíba. Após o evento, será oferecido um almoço festivo aos presentes, no restaurante Ancoradouro, localizado na orla marítima da cidade portuária.

O professor Sales Gaudêncio, ex-secretário de Educação e Cultura do Estado, ex-presidente das fundações “Casa de José Américo” e “Espaço Cultural José Lins do Rego”, além de sócio do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico Paraibano) e atual vice-presidente da APL, entre outras atividades, anunciou que, em outubro, a escritora completará 80 anos de idade, daí ter sido programado esse calendário de um ano de comemorações.

Segundo Sales, será lançado um livro reunindo tudo que foi escrito sobre sua grande amiga. “São crônicas, artigos, discursos e ensaios sobre Ângela e suas atividades crítica e de líder intelectual, além de enfocar sua marcante personalidade”, relata o professor. Ela foi a primeira mulher eleita para presidir a APL, em 80 anos de existência da Academia Paraibana de Letras.

As melhores expressões do jornalismo e da literatura da Paraíba, assinam esses textos que compõem um perfil exato do papel histórico exercido pela homenageada, em sua trajetória de professora e escritora. “Múltipla no Ser e no Fazer”. Este é o título escolhido por Sales, para a coletânea de textos que ele mesmo vai prefaciar, sobre a Fortuna Crítica da Obra da literata Ângela Bezerra de Castro.

Esse novo livro será, na verdade, uma coletânea de autores paraibanos e também de outros Estados brasileiros, celebrando a produção literária da professora Ângela, em sua performance no mundo das letras, através de crônicas, ensaios, estudos científicos e artigos opinativos, sob a organização de Sales Gaudêncio.

Leave a comment