Recebendo os cumprimentos do escritor Leandro Tocantins, depois com o bisneto do autor de “A Bagaceira”, e em sua posse na APL, sendo recebida por Odilon Ribeiro Coutinho

Ângela Bezerra de Castro é professora aposentada da Universidade Federal da Paraíba e ex-presidente da Academia Paraibana de Letras. Nascida em Bananeiras, cidade histórica localizada na região do brejo paraibano, ela exerceu o magistério lecionando o idioma Português e Literatura em unidades da rede pública de ensino, institutos colegiais e escolas técnicas, como o atual IFPB (antiga Escola Técnica de Jaguaribe).

Foi nomeada superintendente da ESPEP (Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba) e integrante do Conselho Estadual de Cultura. Como escritora, é autora de vários livros, como “A Releitura da Bagaceira” (publicado Editora José Olympio), que lhe rendeu um prêmio nacional, concedido pela Academia Brasileira de Letras-ABL. Em 2018, foi homenageada na 55ª edição do Sarau Literário da Confraria “Sol das Letras”, evento promovido pela Academia Paraibana de Letras.

Mulher forte, apesar de sua bela aparência frágil, revelou já ter sofrido agressões de importantes intelectuais paraibanos, no aspecto de assédio moral e cultural depreciativos, repelidos de imediato, pela própria consistência de sua obra e trabalho produtivo, na área artística e também de educação, como professora e administradora escolar, por longos anos.

“Não posso deixar de fazer esse registro de forma enfática, para impedir que outras mulheres sejam agredidas, como ainda hoje acontece, por isso quero agradecer a homenagem de agora, sem esquecer as agressões que sofri no passado”, afirma em depoimento franco e ao mesmo tempo emocionado.

Formação Acadêmica: Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba, com Licenciatura em Letras Vernáculas (UFPB), Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Leave a comment