O diretor de arte e professor de cinema Helder Nobrega recentemente passou a integrar a Comissão Organizadora do X Baile dos Artistas da Paraíba. O cara já “chegou chegando.”

Helder cuida das redes sociais do baile, ao lado de Madeleine Braga e Beto Maia. Ele vem propondo novidades pertinentes a um evento que mobiliza o lado tradicional da cultura estadual e que a partir de agora vai premiar também os movimentos sociais, a Folia de Rua, o Rap e o Grafite.

Ele é Mestre em Artes Visuais (UFPB/UFPE, 2021). Graduado em Cinema e Audiovisual (UFPB, 2016). Aperfeiçoado em Fotografia Artística IFPB (2018). Capacitado em Artes Cênicas (UFPB, 2009).

Atua principalmente com Direção de Arte para Cinema, Teatro e Performance. Além de consultoria artística e elaboração de Projetos para Teatro; Artes Visuais; e Cinema e Audiovisual. Desenvolve pesquisas e atividades em processos de criação com artes coletivas.

A ENTREVISTA:

  • Você entrou na Comissão Organizadora do baile propondo uma reviravolta do grupo agora formado no sentido de ampliar contatos com mais públicos afins. Como vem funcionando essa proposta?

Uma reviravolta é um exagero (risos). O que tentaremos fazer é trazer um olhar a mais em uma comissão que já é composta por nomes importantes no circuito da cena cultural paraibana.

A minha proposta é contribuir de forma significativa com esse coletivo de pessoas das quais tenho grande respeito e admiração. Assim buscaremos maiores contatos com as áreas nas quais atuo.

  • Seu nome profissional está ligado a diversos segmentos culturais paraibanos, atuando sempre com destaque em diversos “cargos”. Como consegue conciliar tantos informes?

Na verdade, eu não tenho grandes cargos, pois tudo veio de forma muito suave e tranquila. Nunca fui indicado por políticos, pois sempre entrei pela porta da frente, ou seja, meus chefes é quem me convidaram para trabalhar com eles em seus setores ligados à cultura.

  • A experiência de lidar com alunos em sala de aula repassando conhecimentos lhe atrai de qual maneira?

Minha dedicação maior é a minha vontade de trabalhar e de fazer as coisas com o mínimo de profissionalismo, utilizando para isso um olhar externo de quem já foi público, compreendendo assim as diversas demandas da área cultural.

VOTAÇÃO CONTINUA PELA INTERNET:

Você vai poder indicar através do novo formulário aqueles nomes cults que merecem premiações como personalidade de destaque e ainda o Rei e a Rainha do Baile.

A primeira votação será concluída em 30/06/2022. Após a revelação desses três nomes escolhidos na primeira fase do evento, será desenvolvido a segunda temporada de votação de destaques dos segmentos artísticos, imprensa e movimentos sociais que são parceiros da atividade cultural.

COMISSÃO ORGANIZADORA:

  • Chico Noronha – gestor cultural e jornalista
  • Joalisson Cunha – ator e arquiteto
  • Madeleine Braga – apresentadora e coreógrafa
  • Ronaldo Zebra – quadrilheiro junino (Fogueirinha) e coreógrafo
  • Roberto Maia – produtor e psicanalista
  • Helder Nobrega – diretor de arte e professor de cinema

CONFIRA MAIS DETALHES SOBRE O NOVO INTEGRANTE DA COMISSÃO:

  • Hélder Nóbrega é um artista visual paraibano. Atua com direção de arte para cinema, teatro, e performance, bem como realiza outras atividades afins nas áreas mencionadas.
  • Bacharel em Cinema e Audiovisual (UFPB). Mestre em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE). Especialista na área da Educação em Gênero e Diversidade (UFPB). Aperfeiçoado em Fotografia Artística (IFPB). Capacitado em Artes Cênicas (UFPB).
  • É integrante do grupo de estudos Estéticas do Cinema Documentário em suas Relações e Transmidiações (UFPB) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre o Imaginário (UFPE).
  • Em sua produção autoral consta realizações de curta-metragem, cinema experimental, cinema expandido, videoarte, performances, roteiro, direção musical, dramaturgia, fotografia, instalações, designer de exposição, dentre outras.

Leave a comment