Aconteceu nesta quarta-feira (dia 14), a partir das 17h00, no auditório do prédio onde funciona o IHGP (Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, fundado em 1905), a solenidade de entrega solene do Título de Sócio Benemérito ao deputado estadual Raniery Paulino (Republicanos).

A outorga da comenda ao parlamentar guarabirense estava inserida numa vasta programação preparada pelo Presidente do IHGP, Jean Patrício, que envolveu vários outros ítens de destaque.

A pauta foi festiva, concluída com o oferecimento de um coquetel aos presentes, muito embora seja considerada oficialmente uma Reunião em Assembléia Geral Extraordinária, que abrangeu diversos pontos como:

  • Prestação de contas (patrimonial e financeira), Cessão de Direitos Autorais, Lançamento de livros, Entrega dos títulos de sócios Beneméritos, Honorários, etc.

Entre os participantes do evento, podemos destacar – além dos sócios do Instituto e seus convidados – o comparecimento dos engenheiros João Barbosa de Lucena, Antônio Nereu Cavalcanti e Adalberto de Castro Lucena, a pesquisadora internacional e historiadora Sylvia Brandão Ramalho de Brito, as escritoras Maria do Socorro Lacerda e Zilma Ferreira Pinto (também poetisa, trovadora, cordelista, genealogista e especialista no resgate da história dos Cristãos-Novos na Paraíba).

O monge budista Hakusan Kogen (Alexandre Gouveia, nome de ofício no cartório de registro civil) descendente da família da escritora, poetisa, médica e historiógrafa Yvone Pinto (In Memoriam), fez a apresentação da nova edição especial do livro “Paraibanos Ilustres” (originalmente lançado em torno dos anos 1945/1950, tendo sido concebido por Irineu Pinto, por volta de 1910).

O Padre José Floren, da Diocese do Brejo, sediada em Guarabira, também apresentou uma plaquete sobre a vida e obra do Padre Ibiapina (nascido com o nome de José Antônio Pereira, obtendo o título de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais com apenas 26 anos de idade, fazendo parte da primeira turma de advogados formados no Brasil).

Antes de se tornar religioso, ele foi eleito Deputado do Império do Brasil, no reinado de Dom Pedro II, pela então Província do Ceará, em 1833, nomeado Juiz de Direito e Chefe de Polícia em Quixeramobim-CE, além de Promotor de Justiça em Areia-PB).

Deixou essas profissões e tornou-se Vigário Geral da Diocese de Olinda-PE, 20 anos depois, em 1853, passando pelo seminário dos frades capuchinhos.

Acompanharam a comitiva do deputado estadual Raniery Paulino, o engenheiro Rafael Rabelo, a advogada Rosana Gadelha, os jornalistas David Maia e Rogério Ferreira, além do assessor parlamentar Agostinho Cézar.

Raniery Paulino (@ranierypaulino) • Fotos e vídeos do Instagram

Leave a comment