Neste final de semana (dias 26 e 27) a Feira de Cordel da Academia de Cordel do Vale do Paraíba – ACVP e uma feira de troca de troca de livros deverão acontecer simultaneamente no primeiro andar do Shopping Sul.

Esta é mais uma ação do Coletivo Anumará, agrupamento formado por artistas, intelectuais e ambientalistas moradores do bairro dos Bancários.

Para esta semana, o Coletivo Anumará firmou parceria com a ACVP e duas outras instituições.

A Biblioteca Comunitária “Arnaud Sousa” e a Sociedade Cultural “Poeta Zé da Luz”.

  • A Feira do Cordel é coordenada pelos poetas Merlânio Maia, Robson Jampa e Mané Gostoso.

  • Já a Feira de Troca de Livros é coordenada pelo escritor Fábio Mozart, também membro da ACVP.

Segundo o poeta Merlânio Maia, da ACVP, “a Feira nasceu para difundir essa nossa literatura tão bela, forte e poderosa. Abrimos o palco para os artistas cujo trabalho tem a ver com a cultura do verso e do Cordel.”

A Feira do Cordel tem acontecido de forma itinerante nos mais diversos espaços e eventos, a exemplo do Festival Internacional de Música de Câmara da Universidade Federal da Paraíba.

O escritor Fábio Mozart nos diz que os interessados na feira de trocas deverão levar livros de literatura que estejam em bom estado e escolher os exemplares oferecidos.

“Não receberemos dicionários, enciclopédias, obras didáticas ou técnicas, fotocópias, livros em más condições de conservação ou revistas”, explica Fábio.

É uma atividade destinada para que os amantes da leitura literária possam renovar seus acervos, sem custo.

  • Para o Professor Ivaldo Gomes, um dos organizadores do Coletivo Anumará, “o Bancários é o bairro que reúne o maior número de artistas e intelectuais da cidade.”

“Em frente ao local do nosso coletivo, por exemplo, reside Maria Valéria Rezende, uma das escritoras mais premiadas e traduzidas do Brasil e membro do nosso Coletivo.”

“Isso já justifica as atividades que já estamos desenvolvendo e, futuramente, a realização de outros projetos na área de música, artes cênicas e meio ambiente”.

  • Esse Ponto de Cultura foi inaugurado semana passada com uma exposição do Coletivo de Mulheres da Arte Naïf da Paraíba e lançamento do romance “O som de quem te ama”, de Didier Guigue e Helayne Cristine, na sexta-feira (dia 18).

No sábado (dia 19), aconteceu uma concorrida tarde de autógrafos com Maria Valéria Rezende.

Já no domingo (dia 20), o coletivo Anumará abrigou o lançamento do livro “Pequenas Ampulhetas”, da talentosa Jennifer Trajano.

“O nosso Coletivo reúne artistas, escritores e ambientalistas do bairro e pretende desenvolver ações permanentes. Vamos abrigar projetos financiados pelas leis de incentivo e desenvolver nossos próprios projetos”, explica Ivaldo Gomes.

A primeira parceria do grupo foi firmada com a direção do Shopping Sul, que acolheu a ideia de abrir as portas do local para atividades artísticas, cedendo uma das suas salas.

Leave a comment