Festival Paraibano de Coros recebe 60 corais, maestrina internacional e faz homenagem ao maestro Tom K.

João Pessoa vai sediar de 06 até 12 de novembro, a partir das 18h00, mais uma edição do Festival Paraibano de Coros (Fepac).

O evento de caráter internacional vai ocorrer na Sala de Concertos Maestro José Siqueira na Fundação Espaço Cultural – FUNESC, em João Pessoa (PB) – Brasil.

  • Para esta edição recebe 60 coros oriundos de Alagoas, Ceará, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Distrito Federal, faz homenagem ao maestro Antonio Carlos Batista Pinto Coelho (mais conhecido com Tom K) e recebe a maestrina e professora da Universidade Syracuse do Estado de Nova York (EUA), Wendy Moy.

O coordenador geral do Fepac, professor da Universidade Federal da Paraíba e maestro Eduardo Nóbrega, disse que o festival acontece desde 2003, mas este ano tem um tom especial.

  • “O Fepac receberá representantes de nove Estados, mas o que me deixa mais emocionado é o crescimento do canto coral na Paraíba, pois este ano estamos recebendo o maior número de coros de cidades paraibanas, porque além de João Pessoa, sobem ao palco representantes das cidades de Boa Vista, Cruz do Espírito Santo, Campina Grande, Cuité, Nova Floresta e Remígio”, relatou o maestro, acrescentando que serão mais de duas mil vozes circulando na Sala de Concerto para soltar a voz em grande estilo e criatividade.

Na ocasião, o Fepac fará uma homenagem ao maestro Tom K.

Ele seria homenageado em vida, mas infelizmente no último dia 02 de outubro partiu para outra dimensão, aos 70 anos.

  • Tom K era professor, violonista, compositor e maestro.
  • Natural de Recife (PE), chegou em João Pessoa (PB) em 1966, com apenas 13 anos e foi na Capital paraibana que estudou música, se dedicando à profissão até se aposentar como professor/mestre em 2017, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Durante sua trajetória profissional se dedicou a compor e fazer arranjos para o Coral Gazzi de Sá, do qual foi diretor musical por mais de 15 anos; regeu o Coro Sinfônico da Paraíba por mais de 15 anos; fundador do Coro de Câmara Villa Lobos, onde foi regente por 10 anos; regeu o Madrigal Paraíba também por 10 anos; foi maestro do Coral da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Coral APCEF/PB) por 35 anos, além de membro fundador do Laboratório de Composição da UFPB (COMPOMUS).

  • O evento também receberá a maestrina e professora Wendy Moy.

A vinda da professora é resultado de um convênio firmado, em 2018, entre a UFPB e a Universidade de Syracuse (EUA), com a finalidade de promover intercâmbio cultural entre as duas instituições.

  • Wendy Moy é doutora em Artes Musicais em Regência Coral pela Universidade de Washington (EUA), atualmente é professora de Educação Musical da Escola de Música Setnor e da Escola de Educação da Universidade de Syracuse no Estado de Nova York, Estados Unidos.

O Fepac é uma realização da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, através do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) e o Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural “José Lins do Rego” – Funesc, com apoio cultural do escritório de advocacia “Mendonça & Crisanto”; do escritório “Eduardo Nóbrega e Mariana Arquitetos”; da Associação dos Docentes da UFPB – ADUFPB; Fundação Sol Nascente; OFFICINA Móveis Planejados e empresa Udyat Análise de Risco Tributário.

  • PROGRAMAÇÃO:

O Fepac começa com abertura dos trabalhos na segunda-feira (06), quando o Coral da Apcef-PB, fará uma singela homenagem ao maestro Tom K, regido pelo maestro Eduardo Nóbrega.

  • Em seguida, o Coral Universitário Gazzi de Sá da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) regido pelo maestro Eduardo Nóbrega, apresentará ‘Aí de Você’ composição do maestro Eli-Eri Moura, logo após, o Coral Vox Marias de Brasília apresentará a composição ‘Pra Melhorar’ de Mariza Monte e Seu Jorge, com arranjo e regência do maestro Eduardo D’Carvalho, e encerrando essa primeira parte, os Corais Gazzi de Sá e Vox Marias executam a composição de Gonzaguinha ‘Sangrando’ com solo de Clara Dantas.

Na segunda parte haverá um concerto com a Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB (coordenada pelos professores José de Arimatéia Formiga e Luceni Caetano) e os corais Universitário Gazzi de Sá da UFPB e Coro de Câmara Villa-Lobos (PB), sob a regência do maestro Carlos Anísio (PB).

Eles vão executar as composições: ‘Abertura’ de João de Arimatéia (Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB); ‘Novena Nossa Senhora do Pilar’ de Francisco Gomes da Rocha (Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB e Coro de Câmara Villa-Lobos – PB).

Em seguida será executada a composição ‘In Monti Oliveti’ de Tom K (Coral Gazzi de Sá da UFPB e Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB), com solo de Izadora França.

  • Por fim ‘Salve Regina’ de José Emerico Lobo de Mesquita (Coral Gazzi de Sá da UFPB e Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB), solos de Anna Carolina, Izadora França e Henrique Melo, tendo na regência a maestrina Wendy Moy (EUA).

Depois, encerrando o concerto, os Corais Gazzi de Sá e Vox Marias, juntos com a Orquestra Sinfônica Jovem da UFPB, sob a regência do maestro Carlos Anísio, executam a peça ‘Ó Vós que Passais’ de autoria do maestro Tom K, com solos de Clara Dantas e Yasmin Teixeira.

Leave a comment