“Com muita alegria, gostaria de compartilhar com meus amigos, familiares, e alunos e alunas de uma vida que fui eleito Sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro”, comemora Jean Patrício.

  • Instituição fundada em 2 de outubro 1838, tem como marca toda uma geração de pensadores na área das Ciências Sociais, que pertenceu ou pertence ao IHGB.

Euclides da Cunha, Barão do Rio Branco, José Murilo de Carvalho, são alguns que pertenceram aos quadros da Instituição.

  • “Um reconhecimento ao nosso querido Estado da Paraíba”, celebra Jean, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano.

Sua criação, juntamente com o Arquivo Público do Império, que se somava à Academia Imperial de Belas Artes, integrou o esforço para a construção de um Estado imperial centralizado e forte.

 

  • CONHEÇA MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO IHGB:
  • Instalações
    A partir de 15 de dezembro de 1849, as instalações do Instituto foram transferidas para as dependências do Paço Imperial, feito que levou o Instituto a passar a comemorar seu aniversário em 15 de dezembro, não mais na sua data de fundação (2 de outubro).
    Atualmente está situado na Avenida Augusto Severo, nº 8 (edifício Pedro Calmon, no bairro da Glória, no Rio de Janeiro), onde o Instituto ocupa vários andares com as suas instalações, onde se destacam dois auditórios, biblioteca com sala de leitura, mapoteca, museu e arquivo.
  • Salão Nobre
    Com capacidade para 120 convidados e 84 sócios, é decorado com o quadro da “Coroação de Pedro II”, de Manuel de Araújo Porto Alegre, de 1842, a cadeira com que o Imperador presidiu 506 sessões do Instituto e o “Marco de Cananéia”, pedra com as armas de Portugal, datada do primeiro terço do século XVI.
  • Sala Pedro Calmon
    No 12º andar, dispondo de 50 lugares para convidados e 28 para sócios, é utilizada para posses solenes, conferências, assembleias, cursos e outros eventos.
  • Sala da CEPHAS
    Local das sessões desta Comissão, bem como das sessões administrativas mensais, privativas de sócios, contando com 58 lugares. Localizada no 12º andar.

  • Biblioteca
    Formada por milhares de títulos, entre livros, periódicos e folhetos. Parte significativa é composta de obras dos séculos XVI a XIX, em diversos idiomas, muitas doadas pelo imperador Pedro II, como a preciosa “Coleção Teresa Cristina”. Possui outras coleções importantes, constituindo um dos mais expressivos acervos bibliográficos sobre História do Brasil.
  • A Biblioteca recebe consulentes de todas as partes do Brasil e do exterior.
    O atendimento é feito na Sala de Leitura.
    E-mail: biblioteca@ihgb.org.br.
  • Sala de Leitura
    A consulta ao acervo do IHGB, composto de livros, periódicos, manuscritos, iconografia e objetos museológicos, é feita nos terminais da Sala de Leitura, complementada pelos catálogos ainda em ficha que estão sendo também informatizados.
  • Arquivo
    Reúne mais de 160.000 documentos, entre manuscritos – muitos deles, papéis oficiais e cópias de época – e álbuns, fotos, etc.

O arquivo possui também, mais de cem arquivos pessoais, como os dos presidentes Prudente de Morais, Rodrigues Alves, Epitácio Pessoa e Emilio Garrastazu Medici, de figuras do Império e da República (José Bonifácio, General Osório, Visconde de Ouro Preto, e outros), e o acervo da extinta União Democrática Nacional – UDN.

  • Mapoteca
    Mapas e atlas, em especial antigos, do Brasil e do mundo compõem a coleção cartográfica.
  • Museu
    Descreve a trajetória do Instituto, desde sua fundação, em 1838, ao lado de outras peças do maior valor histórico e artístico. Exibe pinturas, louça brasonada, cristais, condecorações, arte popular brasileira e objetos pessoais de figuras da História do Brasil e de antigos sócios.

 

Leave a comment