No último dia 16/12/23, após ter sido lançado em outras cidades e até em outros Estados (RN, CE), aconteceu na cidade de Araçagi-PB, mais um lançamento da 1ª antologia do movimento cordeliano de mulheres CORDEL DAS ROSAS.

  • Na ocasião, a equipe do “Paraíba Criativa”, liderada pelo Professor André Piva da UFPB, docente titular dos cursos de Jornalismo e Turismo, esteve fazendo o cadastramento dos artistas de ARAÇAGI e Região.

O momento contou ainda com as participações dos músicos Artur Neto de Guarabira (instrumentista, compositor, cantor), Silvano Neri, também de Guarabira (guitarrista) e Wellington Cândido de Araçagi (tecladista e cantor), que abrilhantaram a noite, marcada por muita música, poesia e celebrações.

Entre os convidados de destaque, marcaram presença, o cordelista Thiago Souza de Araçagi, poetisa Rosângela Veríssimo de Mari, artesã Vera da Catequese de Araçagi, Alex Cavalcanti, ator e declamador, também araçagiense.

  • Sobre o cordel das rosas

Criado em 2020, em plena pandemia, pela cordelista Silvinha França, o movimento cordeliano CORDEL DAS ROSAS vem escrevendo sobre várias temáticas, sempre pertinentes para a sociedade, incluindo:

Quando tudo isso passar,
Agosto Lilás,
Setembro Amarelo,
Outubro Rosa,
Novembro Azul,
Dezembro Verde.

Entre outros, que agora estão reunidos na primeira antologia deste coletivo, só com representatividade de mulheres cordelistas de vários Estados brasileiros.

  • O trabalho é dedicado à primeira mulher cordelista, Maria da Neves Batista Pimentel e também prefaciado por outra mulher, a Doutora Paola Torres, que além de médica é também cordelista.

Do mesmo modo, organizado por duas mulheres deste movimento, sua fundadora Silvinha França e Valéria Barreto, a publicação tem capa também de outra mulher cordelista, Aída Farias.

  • Vamos conhecer mais sobre o trabalho dessas mulheres arretadas do cordel?

Leave a comment