De Autoria de RÚBEN SALOMÃO GOMES DA SILVA, tendo como Orientadora a Profª. Drª. Paula de Souza Paes, a pesquisa acadêmica intitulada O PAPEL DO JORNAL-LABORATÓRIO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO JORNALISTA: ESTUDO DE CASO DO “QUESTÃO DE ORDEM” DA UFPB, está avançando em algumas entrevistas gravadas com personagens envolvidos nesse processo dinâmico que marcou a imprensa paraibana, no século passdo.

Os professores e ex-ombudsman Alarico Correia Neto e Carmélio Reynaldo, que atuaram nesse mesmo período histórico de 1980/1990 foram os primeiros entrevistados para falar a respeito do TCC (trabalho de Conclusão de Curso) de Rúben Salomão.

  • RESUMO DO ESTUDO DE CASO:

Esta dissertação investiga o processo de produção do jornal-laboratório “Questão de Ordem” no curso de Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, a partir de seu papel na formação profissional do jornalista ao longo do tempo.

  • O principal objetivo deste trabalho é investigar como foi a produção do jornal-laboratório enquanto ferramenta pedagógica de simulação e experimentação necessária para formação profissional em jornalismo.

A partir dessa reflexão busca-se contribuir para estudos que orientem a prática profissional do jornalista.

  • Para isso, utilizaremos para o estudo deste caso um conjunto de levantamentos documentais, bibliográficos, entrevistas com os docentes, discentes e egressos, além da observação deste processo no primeiro semestre de 2023 da disciplina de Oficina de jornalismo impresso.

O interesse por esse objeto empírico se justifica pela urgência do debate sobre a formação de jornalistas, em todo o mundo, que tem indicado que tanto o mundo acadêmico quanto o profissional percebem que existe uma distância entre o que a mídia faz e o que as faculdades ensinam, ao mesmo tempo em que várias iniciativas vêm sendo desenvolvidas no âmbito da formação universitária com o intuito de oferecer disciplinas mais afeitas às mudanças da profissão.

  • CONHEÇA A ORIENTADORA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO:

Doutora e mestre em Ciências da Informação e da Comunicação pela Universidade Grenoble-Alpes (França).

Pesquisadora vinculada ao laboratório de pesquisa GRESEC (Groupe de Recherche sur les Enjeux de la Communication).

  • Foi professora na Universidade Grenoble-Alpes durante a realização do doutorado, sendo a primeira colocada no concurso para exercer docência na instituição e ter a pesquisa financiada.

Sendo assim, firmou contrato de docência durante 2009-2012.

Foi bolsista durante o mestrado (Bolsa Rhône-Alpes).

Obteve a mais alta menção na defesa da tese, recebendo as felicitações da banca, que contou com a participação do professor emérito Bernard Miège.

  • Foi premiada em 2015 com o prêmio de tese (Prix de Thèse) pela Escola Doutoral LLSH (Langues, Littératures et Sciences Humaines) da Universidade Grenoble-Alpes.

Atua principalmente nos seguintes temas: práticas jornalísticas, mídias digitais, comunicação pública e política, esfera pública, imigração.

Desenvolveu projeto de pós-doutoramento na UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR) onde foi professora colaboradora em 2016, passando em primeiro lugar no processo seletivo.

  • Atualmente, é professora na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no CCTA – CENTRO DE COMUNICAÇÃO, TURISMO E ARTE.

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