Nota Política sobre as Eleições 2022 e o Palanque de Lula na Paraíba. Este é o título oficial da Nota divulgada por algumas lideranças do PT paraibano. Destacamos abaixo alguns trechos mais importantes do documento, cuja formatação completa ocupa três páginas, no total. Trazemos abaixo um resumo das principais idéias contidas na declaração assinada por cerca de 40 lideranças partidárias. Este é o “resumo da ópera” feito pela visão analítica do Blog do GM:
Nós que compomos uma base interna no PT da Paraíba por meio de diversas coordenadorias e secretarias setoriais do Partido, membros da Executiva Estadual, membros do Diretório Estadual com integrantes de movimentos sociais, educadores e educadoras, e inúmeros filiados e filiadas em diversos municípios do PT da Paraíba, reunidos neste domingo 20 de fevereiro 2022, vimos por meio desta Nota Política, nos posicionar diante dos companheiros e companheiras sobre a atual conjuntura política da Paraíba.
(…) Apontamos urgência de garantir a construção de um amplo palanque para Lula na Paraíba, bem como fortalecer o PT e a esquerda por meio da ampliação das bancadas na Assembleia Legislativa o na Câmara dos Deputados, priorizando o diálogo com os movimentos sociais e populares e suas pautas, como Mulheres, População Negra, LGBT, Juventude, Cultura entre outras.
(…)
Reconhecemos a Direção Nacional como referência para a construção do palanque de Lula na Paraíba e nos demais Estados do país, e apelamos para que ocorra um diálogo amplo e constante com a direção regional e com a base partidária em nosso Estado.
O PT tem projeto nacional de sociedade popular e progressista, por isso afirmamos nossa disposição de garantir o êxito na construção das políticas públicas para o nosso estado, e que a instância regional do PT da Paraíba busque dialogar e estabelecer os entendimentos para garantir a união de forças que consolidem a vitória do Presidente Lula e das forças progressistas no Estado.
Entendemos que a Federação Partidária, ora debatida nas instâncias nacionais e locais do PT e dos demais partidos (PSB, PV e PCdoB), muda os cenários de dinâmicas partidárias e nos remete a muitos desafios de caráter eleitoral, por isso queremos propor a convocação de um debate urgente onde analise à nova conjuntura que a Federação e seus desdobramentos nos impõem no Estado da Paraíba.
Entendemos que as instâncias partidárias devem respeitar e saudar todas as lideranças e candidaturas apresentadas até o presente momento no Estado da Paraíba, que juntos querem mudar o Brasil, avançar em um projeto de reconstrução nacional e retomada da soberania popular, com Lula na Presidência da República.
Contudo, discordamos com toda e qualquer decisão monocrática em relação a candidaturas que se proponham no cenário estadual e defendemos que haja o diálogo prévio com o conjunto de filiados e filiadas, respeitando a democracia interna.
O debate e deliberação das pré-candidaturas e estratégias eleitorais adotadas pelo partido devem passar tanto pela análise do Grupo de Trabalho Eleitoral, quanto pela discussão nas instâncias partidárias, como a Executiva Estadual e o Diretório Regional.
Desaprovamos a metodologia que vem sendo utilizada, por pessoas que representam a minoria dos integrantes das instâncias do PT, onde decidem sobre os rumos do partido de maneira unilateral, desconsiderando a dinâmica democrática interna e os anseios dos filiados e filiadas.
Por isso nos dispomos a continuar dialogando com todos os atores políticos e partidos que demonstrarem interesse em garantir o palanque de Lula na Paraíba, concentrando os nossos esforços para fortalecer e ampliar a eleição de Lula presidente em 2022 na Paraíba.
Orientamos a convocação das instâncias deliberativas do PT estadual bem como a realização de uma plenária com toda a militância petista, para discutirmos as vias políticas para as eleições 2022 de forma democrática e transparente.