O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Adequados e Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec), firmou um convênio com a Faculdade Estácio Paraíba para instalação de um Centro de Conciliação (Cejusc) na sua unidade em João Pessoa. Assinaram o convênio, o presidente do TJPB, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, o diretor da Estácio Paraíba, Guilherme Fontana e o coordenador do curso de Direito da instituição de ensino superior, professor Jean Patrício.
A solenidade virtual contou ainda com a presença do Desembargador Frederico Coutinho, dos juízes auxiliares da Presidência, Euler Jansen, Giovanni Porto e Rodrigo Marques, dos juízes do Núcleo de Conciliação, Antonio Carneiro, Ana Amélia e Pedro Davi; do coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Estácio Paraíba, professor Paulo Victor Braga Souto; além de diretores e servidores do TJPB.
Durante a solenidade, o presidente do TJPB afirmou tratar-se de um momento histórico. “O Tribunal tem uma política forte no tocante à conciliação, que realmente é a modernidade. Estamos atendendo os reclamos da sociedade, pois todas as nossas ações têm como finalidade acelerar a prestação jurisdicional e a conciliação é um passo importantíssimo”, disse Saulo Benevides.
Já a diretora do Nupemec, Desembargadora Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti, destacou a importância da ação para a sociedade paraibana. “Inaugurarmos um Centro de Conciliação em parceria com uma faculdade do quilate da Estácio é dizer que a justiça está presente em todos os atos da vida do ser humano. É preparar os acadêmicos para uma vida mais pacífica e harmônica”, falou a Magistrada.
Em sua fala, o diretor da Estácio Paraíba, Guilherme Fontana, afirmou que a assinatura do convênio da Faculdade com o TJPB inaugura uma nova fase para o curso de Direito da instituição. “Temos um curso forte, moderno, conectado com os novos modelos de ensino. E receber o Núcleo de Conciliação vai elevar ainda mais a qualidade do curso e a formação dos alunos, além de entregar à sociedade algo transformador”, declarou o diretor.
Em fase de execução, a instalação do Centro de Conciliação dentro da Estácio João Pessoa, que tem unidade localizada no bairro de Manaíra, deve ser concluída ainda neste semestre. O Cejusc irá funcionar dentro do novo Núcleo de Práticas Jurídicas da instituição, atendendo gratuitamente a população e buscando alternativas mais rápidas e eficazes para a solução de conflitos relacionados à área cível.