Texto enviado ao Blog do GM pelo Padre Emiliano Camilo, Presidente da Academia Guarabirense de Letras e Artes “Casa Marisa Alverga” e Cristão Ortodoxo
“À medida que nos aproximamos da Grande Quaresma, este tempo salvífico de profunda oração e auto-correção, e em ligação com os acontecimentos na terra ucraniana, dirijo-me a todos com um sincero apelo: que nos abstenhamos de assistir televisão, seguindo os jornais e a Internet, que fechemos os nossos corações às paixões acendidas pelos meios de comunicação social, enquanto duplicamos as nossas fervorosas orações pela paz em todo o mundo, pela superação da inimizade e da discórdia, pela ajuda ao sofrimento, pelo repouso daqueles que partiram para a vida eterna e pelo consolo dos seus amigos e parentes, para que todos nós, antes de mais nada, permaneçamos humanos e cristãos ortodoxos nestes tempos difíceis.
O próximo período da Grande Quaresma é o nosso caminho em direção à Páscoa de Cristo. Este caminho afasta-nos da indolência, impaciência, alvoroço e constante ansiedade na nossa vida espiritual, e para a plenitude, humildade e amor. Esta experiência piedosa não surge dentro de nós sem esforço, mas através da adesão ao outro mundo nas nossas igrejas – o mundo de luz, alegria, esperança e bondade.
Sem participar nos serviços divinos da Grande Quaresma, que cria uma atmosfera especial nas nossas casas e nas nossas vidas, atingir tal estado espiritual é muito difícil, pode até ser impossível.
Esforçando-nos por Deus, estabelecendo a paz nos nossos corações e participando na vida sacramental da Igreja de Cristo, onde reside a nossa relação pessoal com Deus, reduzimos o nível do mal neste mundo, inspiramos outros para trabalhos e proezas espirituais do Evangelho, reforçamos a paz e as relações fraternas, e não sucumbimos às tentações de várias discórdias e divisões.
Por isso, exorto todos a aproveitarem todas as oportunidades oferecidas pela Igreja para preservar a paz e a bondade nos nossos corações, a passarem este tempo abençoado de salvação, para que todos juntos possamos encontrar-nos e passar a noite luminosa da Páscoa do Senhor em unidade de espírito e amor fraterno, na renovação de todos os nossos poderes e na alegria espiritual no Cristo Ressuscitado e na vitória do bem sobre o mal”.
Assinado por:
+ S. E. Hilarion (Kapral), Metropolita de Nova York e Primaz da Igreja Ortodoxa Russa fora da Rússia (ROCOR).