Os alunos de cursos universitários residentes na cidade de Mari, que estão matriculados em faculdades localizadas nas cidades-pólo da região, como João Pessoa (Capital do Estado) e Guarabira (“A Rainha do Brejo”), estão protestando contra o Prefeito Antônio Gomes (filiado ao PL, mesmo partido do Presidente da República, Jair Bolsonaro) e a própria filha dele, Rosemagna Cunha da Silva, que é Secretária de Educação, Esporte e Lazer do Município, num claro exemplo de nepotismo (nomeação de cargos em família, ficando “tudo dentro de casa”, como se diz popularmente).

O problema maior é em relação à situação de iminente retorno das aulas presenciais da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), no Campus III, em Bananeiras, onde o compromisso assumido pela Prefeitura Municipal é em levar os estudantes matriculados sobretudo nos cursos da área de Agronomia, nas segundas-feiras e depois trazê-los de volta para suas residências, buscando os mesmos todas às sextas-feiras, como já era de praxe em gestões anteriores à Pandemia de Covid-19.

Os alunos alegam que a principal necessidade urgente deles é com relação à cessão de um ônibus escolar para a locomoção em direção ao Brejo paraibano, na cidade de Bananeiras, visto que os demais estudantes universitários de Mari já dispõem desse mesmo tipo de transporte, só que destinados a outras instituições superiores de ensino, sem ser exatamente o Campus III da UFPB, onde existe essa precariedade total e a falta de garantia do transporte escolar para os demais acadêmicos marienses.

Representantes dos alunos explicam que já foi feita solicitação nesse sentido várias vezes, sempre sendo negado por parte da gestão de transporte escolar da Prefeitura Municipal. “Queremos apenas nosso direito ao transporte escolar”, protestam os estudantes. Existe também a demanda para o Campus III da UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), a antiga FAFIG – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que funcionou nos anos 1970/1980).

Nos anos 1980, os estudantes de Mari eram transportados à noite pelos mesmos ônibus que serviam à AUSPE – Associação Universitária de Sapé, contratados pela Prefeitura Municipal da “Terra do Abacaxi”, que também conduziam os alunos marienses para assistirem aulas na extinta FAFIG.

Atualmente, a UFPB oferece os seguintes cursos, no Campus III, em Bananeiras:

  • AGRONOMIA
  • CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
  • MEDICINA VETERINÁRIA
  • QUÍMICA
  • ZOOTECNIA
  • ADMINISTRAÇÃO
  • AGROECOLOGIA
  • AGROINDÚSTRIA
  • CIÊNCIAS AGRÁRIAS
  • PEDAGOGIA

Leave a comment