A Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa teve a oportunidade de participar de uma capacitação ministrada pelo Exército Brasileiro. O curso de ‘Garantia da Lei e da Ordem’ aconteceu, nesta quarta (dia 16) e quinta-feira (dia 17), na sede do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado “Regimento Vidal de Negreiros” (antigamente chamado de 15RI, em Cruz das Armas.
Participaram do curso de GLO, 150 guardas contratados pela Prefeitura Municipal, segundo o ex-vereador João Almeida, secretário de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).
A capacitação foi ministrada pelo 1° tenente de Infantaria Murilo Borba e teve como objetivo instruir quanto às condições de atuar como pronta resposta em situações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
O treinamento incluiu instrução sobre armamento não letal e equipamentos em geral utilizados no controle de distúrbios (granadas de gás lacrimogêneo, balas de borracha e bombas de efeito moral, entre outras), além de executar as mudanças de frente, formação da linha de escudeiros e realizar os deslocamentos previstos de uma força de Tropa de Choque.
O comandante da Guarda, Vitor Freire, ressaltou a importância do curso, que preparou os guardas civis para inúmeras situações, a exemplo do controle de manifestações.
Os protocolos sanitários previstos para prevenção da Covid-19 foram seguidos rigorosamente, durante toda a atividade militar.