O total exato, calculado na ponta do lápis é de 992 policiais militares que possuem direito a obterem promoções de suas respectivas patentes, na próxima listagem a ser assinada pelo Governador João Azevedo (PSB), no final do mês vindouro.
Oficiais Combatentes (QOC) totalizam 727, porém alguns poucos não têm o interstício mínimo para entrar no quadro de acesso para a promoção em 21 de abril, por ainda não completarem o Tempo de Serviço exigido pela Legislação Militar.
Oficiais de Administração (QOA) existem 107, sendo aplicado o mesmo raciocínio do caso anterior, para os combatentes, ou seja: alguns poucos não têm o interstício mínimo para entrar no quadro de acesso para a promoção em 21 de abril, por ainda não completarem o Tempo de Serviço exigido pela Legislação Militar.
Nesse próximo caso específico, existem 30 oficiais aptos a serem promovidos, pois a patente de 2° Tenente não tem essa exigência de interstício (tempo de serviço no cargo necessário para poder ser mudado de função dentro da polícia). Nesse mesmo patamar, ainda existem mais 42 oficiais aptos a serem elevados de patente, pois 1° Tenente também não tem interstício mínimo para almejar a promoção. Todos foram promovidos em 25 de dezembro de 2021.
Finalizando a relação, temos mais Oficiais de Saúde (QOS), cujo quadro atual comporta 87 militares. Aptos a serem promovidos, nessa área técnica específica, são 86. Apenas um, entre eles, ainda não tem seu Tempo de Serviço suficiente para ser promovido, como Médico, Enfermeiro, Psicólogo, Dentista, etc