Diante das especulações existentes há mais de seis meses, de que o atual Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves, que já está a quase 12 anos à frente da Corporação, pode passar para a Reserva Remunerada e disputar uma vaga de Deputado Estadual nas próximas eleições, surge o nome do também Coronel “Full”, Sérgio Fonseca de Souza (Posto Hierárquico Fechado, com Platina de Três Estrelas Gemadas = Douradas nos ombros da farda, ocupante da mais Alta Patente por Merecimento, conforme se diz no jargão militar, dentro da caserna dos quartéis), como o mais provável substituto no cargo.
A decisão de fazer esta propalada mudança está agora nas mãos do Governador João Azevedo (PSB), Comandante-em-Chefe da Polícia Militar, que é quem possui autoridade máxima institucional para nomear e demitir todos os ocupantes dos cargos administrativos, de chefia e operacionais da PM, além de também ter o poder de elevar patentes de praças (soldados, cabos e sargentos) e de oficiais (tenente, majores, coronéis, etc), promovidos pelos critérios de Merecimento, Bravura e Antiguidade.
O secretário da Administração Penitenciária do Estado, Sérgio Fonseca, é Coronel da Polícia Militar da Paraíba, com ingresso na Corporação no ano de 1996. Seu nome surge como o mais forte, atualmente, desde a criação da recentíssima Polícia Penal, na pasta dirigida por ele, que tem sido uma das mais eficientes gestões numa área extremamente difícil e melindrosa, nos últimos tempos, em nível estadual.
Ele tem larga experiência no sistema prisional paraibano, tendo sido diretor da Penitenciária de Segurança Máxima “Romeu Gonçalves de Abrantes” (PB-1 E PB-2), Penitenciária de Segurança Média “Juiz Hitler Cantalice” e Penitenciária de Segurança Máxima “Criminalista Geraldo Beltrão”, todas na capital paraibana, além de ter gerenciado o Sistema Penitenciário do Estado por dois anos.
Oficial da Polícia Militar, o Coronel Sérgio recebeu a outorga do Título de Cidadão Paraibano no ano passado, através de projeto aprovado pela Assembléia Legislativa. Ele nasceu em Recife-PE e desde 4 de maio de 2018 é o Secretário da Administração Penitenciária do Estado (SEAP).
A solenidade de entrega do título será realizada em data posterior, devido aos adiamentos de sessões presenciais na ALPB provocados pela adoção de medidas sanitárias por causa da Pandemia de Covid-19.
A escolha do partido pelo qual o Coronel Euller deverá disputar um mandato eletivo no Parlamento (“Casa Epitácio Pessoa) ainda não foi definida, assim como a data de mudança de Comando no QCG (Quartel General) da “briosa”, caso realmente ele deseje ser candidato, provavelmente pelo PSB.
O nome do Coronel Sérgio, tido como forte candidato a ocupar o cargo de novo comandante da PM paraibana já circula há vários meses, entre os oficiais da Ativa e também da Reserva Remunerada e Reformados da força pública estadual.
Resta saber se o Governador João Azevedo vai mesmo decidir retirá-lo de uma Secretaria onde seu trabalho está sendo muito bem sucedido, para lhe dar nova missão à frente do comando da tropa da PM.