A Câmara Municipal de João Pessoa aprovou, durante votação nesta quinta-feira (dia 07), contratação de um empréstimo junto ao Banco de Brasília (BRB), no valor de até R$ 20 milhões. A operação de crédito aprovada vai possibilitar a construção da nova sede do Poder Legislativo Pessoense.
O Projeto de Lei Ordinária nº 965/2022, de autoria do Executivo Municipal, foi votado em caráter de urgência e teve aprovação de todos os parlamentares. A norma enfatiza que os recursos resultantes do financiamento serão, obrigatoriamente, aplicados na implantação de obras de construção da nova sede da Câmara Municipal de João Pessoa.
Durante análise da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), o vereador Odon Bezerra (Cidadania) ressaltou a importância da obra. “Os recursos estão dirigidos e carimbados para a concretização de um sonho: termos uma sede digna para receber os munícipes de João Pessoa”, afirmou o parlamentar em seu parecer favorável.
O presidente da CMJP, vereador Dinho (Avante), explicou o caráter de urgência da matéria. “Dia 30 de abril encerra-se o prazo da Secretaria do Tesouro Nacional para empréstimos abaixo de R$ 50 milhões. A urgência na apreciação é para dar celeridade à instituição financeira, que já fez uma proposta com juros menores”, justificou o presidente, lembrando que ainda há um prazo de carência a ser cumprido.
O projeto da nova sede está pronto e já possui alvará de construção e liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep).
A proposta é a construção de um prédio com 32 gabinetes, prevendo a expansão futura, demandada pelo crescimento da cidade.
A área onde será feita a construção fica em frente à sede atual, também no Centro Histórico e as ruínas do prédio existente serão reedificadas, para preservação do estilo arquitetônico da fachada original.