Durante toda a madrugada deste sábado (dia 09), que soldados e oficiais da Polícia Militar têm feito abordagens e incursões nas comunidades da Grande João Pessoa. A concentração de tropas e viaturas aconteceu no início da noite desta sexta-feira (dia 08), na área próxima ao Parque Parahyba 1, nos bairros do Bessa e Aeroclube.

Sob a coordenação do próprio Comandante-Ge ral da PM, Coronel Sérgio Fonseca, a Operação “Paradigma” ocupou várias comunidades, na madrugada deste sábado. Os bairros de Renascer II e Salinas Ribamar, em Cabedelo, pela divisa que têm com Mandacaru, na Capital, tiveram uma atenção especial com incursões e abordagens.

Estas são consideradas áreas de alto risco – principalmente no período noturno e nas altas horas da madrugada – para os cidadãos comuns que trafegam por suas ruas e avenidas, como também para os próprios moradores do lugar. A sensação de insegurança costuma aumentar nos finais de semana, daí a decisão da PM marcar posição de defesa social nas sexta-feiras, sábados e domingos, a partir de agora.

A PM toma sempre cuidados redobrados quando vai realizar alguma ação operacional nessas localidades, devido a informes reservados do Setor de Inteligência indicando a presença de bocas-de-fumo, os chamados “bondes” (formados por traficantes equipados com armas de grosso calibre) e atuação de gangues de criminosos organizados em facções bastante conhecidas da população de João Pessoa.

A operação vai até o fim da noite deste domingo (dia 10).

O QUE SIGNIFICA O TERMO PARADIGMA

  • Paradigma é sinônimo de: exemplo, modelo, norma, regra a ser seguida pelos demais. Neste caso, os soldados e oficiais devem se espelhar no modelo operacional do seu líder, o próprio Comandante-Geral da PM, que sai às ruas junto com seus comandados para enfrentar a criminalidade e garantir uma maior sensação de segurança para a população e a sociedade civil de um modo geral.

Leave a comment