Temos uma nova exposição sobre a Paraíba, sendo a segunda publicada no Google Arts & Culture. O Google Arts & Culture é um projeto sem fins lucrativos desenvolvido pelo Instituto Cultural do Google.

O projeto, que utiliza a tecnologia street view capturada em alta definição (ArtCamera), tem como objetivo divulgar os acervos culturais, obras de arte e documentos históricos que estão fisicamente em museus e instituições a fim de tornar as obras de arte acessíveis às pessoas do mundo inteiro.

Do Museu Marítimo EXEA

Por Ocione Fernandes

Cultura das velas em Cabedelo – Introdução

A navegação a vela em canoas e caícos já teve o seu apogeu na foz do Rio Paraíba do Norte. Entretanto, nas últimas duas décadas, essa prática tem sido ressignificada.

Introdução

A exposição “Cultura das velas em Cabedelo” aborda a tradição da navegação a vela no bairro de Jardim Manguinhos, na foz do Rio Paraíba do Norte, apresentando sua importância para a manutenção da cultura material e imaterial da cidade, localizada na Paraíba, Nordeste do Brasil.

Jardim Manguinhos – Cabedelo, Paraíba / Brasil

Alijados das narrativas dominantes, o pescador artesanal e uma infinidade de agentes sociais carecem da inserção no processo histórico de formação da identidade cabedelense, dada sua presença na economia e na cultura local.

É crescente a possibilidade de se perder, ao longo dos anos, técnicas, ofícios e tradições que estão cada vez mais em desuso, a exemplo da vela nas pequenas embarcações, em detrimento da utilização do motor de rabeta.

Nesse sentido, preservar o registro desse conhecimento em instituições museológicas torna-se fundamental para o resguardo da cultura que permeia a cidade.

Exposição em parceria com o curso de Design Gráfico do Campus Cabedelo, Instituto Federal da Paraíba / Brasil.

Navegar a vela: memória e identidade

Créditos: História
Texto, pesquisa e fotografia
Me. Ocione Fernandes

Tradução:
Dr. Antonio Lawand

Orientador e Designer:
Dr. Ticiano Alves

Campus Cabedelo, Instituto Federal da Paraíba – IFPB
Dra. Renata Amorim Cadena & Me. Rafael Leite Efrem de Lima

Fontes:

  • ALVES, Ticiano. (2020). O patrimônio naval e o seu estudo pela Arqueologia: algumas considerações. Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza, v. 4.
  • BONSIEPE, Gui. Design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.
  • CANDAU, Joel. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2012.
  • DOHMANN, Marcus et al. A experiência material: a cultura do objeto. Rio de Janeiro: Rio Books, 2013.
  • FUNARI, P. P. A.; FERREIRA, L. M. (2003). Cultura Material Histórica e Patrimônio, IFCH/UNICAMP, Campinas.
  • MENDES, J. Amado. (2013). Estudos do património: museus e educação. 2. ed. Imprensa da Universidade de Coimbra.
  • PIMENTEL, Altimar de Alencar. Cabedelo (História). v. 2 João Pessoa: A União Editora/ Prefeitura Municipal de Cabedelo, 2002.

Créditos: todas as mídias
Em alguns casos, é possível que a história em destaque tenha sido criada por terceiros independentes. Portanto, ela pode não representar as visões das instituições, listadas abaixo, que forneceram o conteúdo.

MUSEUEXEA
Pesquisar, Preservar e Educar
Informações
Nº. SNIIC: SP-21484
CNPJ: 41.485.112/0001-67

Contatos:
(83) 99638-1697

contato@museuexea.org

Av. Governador Argemiro de Figueiredo, n°210 – Sala 001 – 58.037-030 – CXPST: 192

© 2021 Por Museu Virtual Marítimo EXEA. Created on Editor X.

O Museu Marítimo EXEA é um museu sustentável, que se utiliza do mundo virtual para promover a salvaguarda do patrimônio cultural marítimo associado à relação do ser humano com o Oceano Atlântico.

 

 

Leave a comment