Agora é fato oficial. Um dos mais preparados operacionalmente e melhores quadros treinados em nível internacional até pela SWAT dos Estados Unidos, entre os oficiais combatentes da Polícia Militar da Paraíba, Tenente-Coronel Souza Neto, está confirmado como novo Comandante do BPMotos, o Batalhão de Motocicletas da PM, criado a partir da antiga ROTAM, originariamente formatada pelo próprio Souza Neto, anos atrás.

Com isso, ele deixa de servir como oficial superior agregado ao Tribunal de Contas do Estado, onde respondia ao Presidente-Conselheiro Fernando Catão na condição de Coordenador Geral da Assessoria Militar de Segurança Institucional e Proteção de Autoridades, desde o mês de dezembro de 2014. O Tenente-Coronel Souza Neto ingressou nas fileiras da Polícia Militar da Paraíba em 1994, há 28 anos.

O Coronel é mergulhador de águas profundas (inclusive com uso de cilindro de oxigênio para respiração sub-aquática), ciclista de competição, pedaleiro esportivo, paraquedista, atirador profissional de elite (categoria Sniper) e ministra diversos cursos autorizados de direção defensiva em automóveis e tiro defensivo para cidadãos que possuem porte de armas, incluindo “Lady Defense” (defesa pessoal de mulheres).

Natural de Guarabira, Souza Neto é pós-graduado em Segurança Pública e já exerceu, entre outras funções, o comando de dois importantes Batalhões da Polícia Militar: o 2º BPM (responsável pela segurança em Campina Grande, batizado de “O Guardião da Borborema”) e o 5º BPM (localizado no Valentina de Figueiredo e responsável pelo policiamento do litoral, área rural, bairros, comunidades, praias, etc da Capital paraibana até a divisa com o vizinho Estado de Pernambuco, conhecido como “O Guardião da Zona Sul”).

Ele tem no currículo, também, diversos cursos de especialização, entre os quais se destacam os promovidos por órgãos como o Ministério da Justiça, a Força Nacional de Segurança, o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro (BOPE/PMRJ) e a SWAT norte-americana. Além de várias medalhas de honra concedidas por instituições paraibanas e até de outros Estados brasileiros.

 

Leave a comment