Conheci Agamenon no início dos anos 1980, junto com Waldir Porfírio. Eu era líder estudantil na antiga FAFIG (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira), atualmente Campus 3 da UEPB.

Waldir era aluno da igualmente extinta FURNE (Fundação Universidade Regional do Nordeste), transformada pelo ex-Governador Tarcísio Burity (já falecido), em Universidade Estadual da Paraíba, com Reitoria sediada em Campina Grande.

Depois, Waldir tornou-se Dirigente Estadual do PCdoB, junto com Agamenon e Simão Almeida, entre outros camaradas daquela época.

Eu fui trabalhar como funcionário concursado da UFPB, servidor público lotado no CCHLA (Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes) do Campus 1, em João Pessoa.

Reencontrei Agamenon lá no Auditório da Reitoria, como responsável pela SODS (Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior) da Universidade Federal da Paraíba, como CONSUNI, CONSEPE e Conselho Curador.

Na minha época de universitário e militante do Movimento Estudantil, Agamenon diagramou muitos e muitos panfletos e outras peças de material gráfico que seriam depois impressas em gráficas da Capital pra mim distribuir junto aos alunos da FAFIG, em Guarabira.

Bons tempos. Belos dias. Hoje eu peço por ele.

CARTA DE AGAMENON TRAVASSOS SARINHO:

Boa tarde, boa noite, bom dia, pessoal.

Saiu o resultado de PetScan (Pet CT) e já estive com o oncologista que reorientou o tratamento, diante da ineficiência do protocolo da quimio em relação às metástases ósseas (no fígado houve uma grande redução do tamanho dos tumores; no pulmão permaneceram estáveis).

O quadro hoje é de uma infestação grande na bacia e o surgimento de área afetada no úmero do braço direito.

Isto tem provocado dores insuportáveis e receio ficar sem condições de usar o braço direito e daí sem poder andar de muletas.

Mas vamos tentar todas as possibilidades: Como medida mais imediata, amanhã terei consulta com o radioterapeuta para ver se é possível radioterapia no braço; outra medida é tentar o tratamento sistêmico com uma nova droga: Erbitux.

Mas esta não está no protocolo do SUS. Amanhã estaremos dando entrada na solicitação na Secretaria Estadual da Saúde, para em seguida judicializar.

A grande barreira são os altos custos: tanto da rádio como da nova medicação. Mas na situação em que estou não posso perder tempo e terei que fazer esses procedimentos pagando.

De qualquer modo continuo – mesmo com muita dor – resistindo e muito confortado com a solidariedade recebida.

Para quem quiser ajudar, disponibilizo a conta:

  • Banco do Brasil
  • Agamenon Travassos Sarinho
  • Agência: 1619-5
  • Conta Poupança: 46439-2
  • Variação 51
  • CPF: 112.094.614-04
  • PIX: 11209461404

Grande abraço (já já será possível!!!) a todas e todos.

Agamenon Travassos Sarinho

Leave a comment