Uma das equipes da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) passou recentemente, nesta semana, pela primeira fase da capacitação de alinhamento e reciclagem para estarem aptos a realizar o trabalho junto ao Grupo Tático Motorizado.
O GTM realiza rondas preventivas. É um trabalho de prontidão, com resposta imediata também às solicitações de urgência. O grupo, que estava desativado há mais de um ano, agora volta a atuar na segurança pública da Capital.
As atividades práticas dos motociclistas foram desenvolvidas na área do estacionamento do Centro de Convenções de João Pessoa e vias circunvizinhas, logo no início do curso, nos dias 18 e 19 deste mês.
Participaram da primeira fase da reciclagem oito guardas, que já estão atuando no Grupo Tático Motorizado e no decorrer deste mês ainda seguirão recebendo treinamento em continuidade com a capacitação.
“A retomada do Grupo Tático Motorizado vem para realizar rondas de policiamento preventivo na cidade, principalmente com foco na orla marítima da Capital”, disse João Almeida, secretário de Segurança Urbana e Cidadania (ex-vereador e Policial Rodoviário Federal licenciado).
A capacitação foi ministrada pelo instrutor Sérgio Luna, que tem 22 anos de experiência com atividades de Motopoliciamento e Escolta-Batedor, atuando na formação de condutores de veículos leves e motociclistas na Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O aperfeiçoamento das atividades em motopoliciamento é desenvolvido em duas fases, que abrangem conhecimentos teóricos e práticos, e alguns dos temas abordados são:
- Embarque e desembarque da motocicleta;
- Maneabilidade da motocicleta em baixas e médias velocidades;
- Técnicas de aceleração e frenagem;
- Resolução de pequenas panes mecânicas e/ou elétricas;
- Deslocamentos (administrativos e operacionais) em Grupos,
- Outras atitudes que desenvolvam a condução segura de motocicletas.