Um alinhamento planetário raro já está acontecendo e ainda permanecerá sendo visto a olho nu em nosso céu noturno, nos próximos dias, no sentido da posição Leste.
Para observar os quatro planetas, não será necessário nenhum instrumento óptico especial, como binóculos potente ou telescópio astronômico profissional.
Desde segunda-feira passada (dia 18), você já está podendo acompanhar todas as noites a aproximação dos planetas Vênus, Marte, Júpiter e Saturno ao Leste (na direção da praia), durante os finais das madrugadas.
O melhor dia para observar a aproximação planetária é 24 de abril (neste próximo domingo, o último deste mês), quando Júpiter estará um pouco mais acima da linha do horizonte e a Lua também fará parte do espetáculo, acima de Saturno.
O melhor disso é que será uma Lua Minguante, ou seja, seu brilho não deve atrapalhar muito a luz do Sol refletida indiretamente pelos demais astros.
Nas noites de 30 de abril e 1° de maio, Júpiter e Vênus estarão em conjunção, enquanto Saturno e Marte ainda estarão alinhados, porém mais afastados.
Por isso, acompanhar esses movimentos entre os dias 24 de abril a 1° de maio será ótimo, para quem gosta de astronomia e quer entender melhor como o céu se comporta.
A única dificuldade para observar o alinhamento é o horário, muito cedo da manhã. Júpiter subirá pelo horizonte apenas por volta das 04:00 horas, de madrugada, e ficará abaixo dos 20° (graus da abóbada celeste na grade de coordenadas azimultal, tomando por base os pontos cardeais da Rosa-dos-Ventos) até o nascer do Sol.