O Comandante do GESAP – Grupamento Especializado em Ações Preventivas da Polícia Militar do Estado da Paraíba, Major Elmer Melz Oliveira, autorizou a Capitão Gabriela Carneiro Jácome, integrante do QOC (Quadro de Oficiais Combatentes) a se deslocar da cidade de João Pessoa até Guarabira, com a finalidade de organizar a implantação e expansão do Programa Integrado “Patrulha Maria da Penha” na região do CPR-III (Comando de Policiamento Regional do Brejo paraibano), permanecendo no destino dois dias (entre 20 e 21 de abril, na semana passada).
As comandantes da Polícia Militar na “Patrulha Maria da Penha”, são a Capitã Dayana Cruz e a também Capitã Gabriela Jácome. Possui sede em João Pessoa (atendendo 26 cidades localizadas no entorno da Região Metropolitana da Capital paraibana) e em Campina Grande (abrangendo 34 municípios polarizados pela “Rainha da Borborema”).
O lançamento da “Patrulha Maria da Penha” na Paraíba aconteceu em João Pessoa, no dia 07/08/2019, por iniciativa do Governador João Azevedo (PSB), logo no seu primeiro ano de mandato como Chefe do Poder Executivo Estadual.
As ações da “Patrulha Maria da Penha” são desenvolvidas pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, por meio da Polícia Militar, Polícia Civil, Coordenação das Delegacias Especializadas de Mulheres e o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB).