A Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan-PB) representa o Governo da Paraíba e o Brasil na solenidade de encerramento que acontece nesta sexta-feira (dia 06), em um dos maiores eventos em Building Information Modeling (BIM) na Europa.

O 4º PTBIM é organizado pela Universidade do Minho, em iniciativa conjunta das Escolas de Engenharia e Arquitetura de Portugal.

A superintendente Simone Guimarães e o gerente BIM, Rodrigues Lopes, estão participando do 4ºPTBIM em Portugal, na cidade de Braga, realizado entre os dias 4 e 6 de maio (de quarta e sexta-feira desta semana).

A participação da Suplan no Congresso Internacional foi garantida por meio do prêmio nacional no 3º BIM CREA-SC, realizado em Santa Catarina, em novembro de 2021.

A vitória foi alcançada com o projeto arquitetônico do futuro Hospital das Clínicas de Campina Grande (HCCG), planejado e apresentado totalmente em BIM, como o “case” de sucesso da Suplan/Governo do Estado, conquistando o prêmio de melhor exemplo em BIM dentre outros trabalhos nacionais que participaram do evento no Sul do país.

Para a diretora-superintendente da Suplan, engenheira Simone Guimarães, a Autarquia do Estado tem uma demanda grande de serviços e a tecnologia BIM tem como principal objetivo otimizar a construção civil e a gestão das obras públicas na Paraíba.

O engenheiro Rodrigues Lopes, que é gerente BIM da Suplan, segue no comando da gestão desde 2019, ano de implementação da tecnologia na Paraíba.

O gestor já estuda diversos softwares que vão além, por exemplo, do simples desenho de uma realidade tecnológica que gera a planta em 3D, com um detalhamento completo de informações, podendo ser compartilhadas e acompanhadas pela Suplan, que atualmente está viabilizando a fiscalização de suas obras com esses métodos avançados.

A Paraíba foi um dos estados pioneiros do Nordeste a implementar o BIM, iniciando o projeto desde 2019.

Para que essa estratégia gerencial continue avançando, precisa de um largo investimento, com softwares avançados e a aquisição de toda tecnologia necessária para que a gestão de projetos em BIM seja totalmente implementada nas obras públicas, no Governo do Estado, nas Prefeituras, e também nos órgão fiscalizadores, como TCE, TCU, TJ-PB, CGU, CGE, etc.

Leave a comment