Muita gente ficou se perguntando quem eram os donos da vozes que aparecem no novo clipe repaginado do sucesso “Lula-Lá” que foi exibido no sábado passado (dia 07), durante a festa de lançamento da pré-candidatura do ex-Presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT) ao cargo de Chefe do Poder Executivo da República Federativa do Brasil, pela terceira vez.
Alguns foram fáceis de reconhecer logo de imediato, como o paraibano Chico César e o nosso vizinho pernambucano Lenine, além dos cariocas Zélia Duncan e Martinho da Vila.
“Sem medo de ser feliz” foi baseada na versão original que Hilton Acioli compôs para a corrida presidencial em 1989. A canção ficou conhecida pelo refrão que repetia o verso “Lula lá”.
Na época, participaram da música artistas como Chico Buarque, Gal Costa, Beth Carvalho e outros, ausentes da versão atual, com arranjo de autoria de Leonardo Leone.
O som registrado em fita-de-rolo foi remasterizado digitalmente e as imagens tremidas e desfocadas estão em SD analógico, porque na época não existia ainda a gravação Full HD, em arquivo virtual no formato Wide-Screen utilizado para as telas de LED transparente, comuns, hoje em dia.
LISTA COMPLETA DOS ARTISTAS QUE GRAVARAM EM 1989:
A canção foi originalmente apresentada por cantores e também artistas de novelas de TV:
- Marieta Severo,
- Lucélia Santos,
- Gal Costa,
- Roberto Bonfim,
- Chico Buarque,
- Lídia Brondi,
- José Mayer,
- Cristina Pereira,
- Tássia Camargo,
- Cláudia Abreu,
- Malu Mader,
- Betty Faria,
- Walter Breda,
- Aracy Balabanian,
- Marcos Winter,
- Hugo Carvana,
- Joyce,
- Flávio Migliaccio,
- Chico Díaz,
- Beth Carvalho,
- Reginaldo Faria,
- Jonas Bloch,
- Arlete Salles,
- Otávio Müller,
- Felipe Camargo,
- Wagner Tiso,
- Carla Marins,
- Armando Bogus,
- Elba Ramalho,
- Adriana Esteves,
- Marcos Paulo,
- Guilherme Leme,
- Cláudio Marzo,
- Eliezer Motta e
- Joana Fomm.
Foi levada ao ar em sua primeira exibição no horário eleitoral gratuito da Frente Brasil Popular (formada por PT, PCdoB e PSB) em rádio e televisão.
O videoclipe original foi produzido por Paulo Betti e Odair José, dirigido por Paulo José. Um outro videoclipe gravado posteriormente, trazia Gilberto Gil, Chico Buarque e Djavan interpretando a canção.
A canção também foi apresentada no segundo turno da campanha presidencial de 2002, eleição na qual Lula finalmente saiu vitorioso. Para esta campanha, a canção foi recauchutada por Gilberto Gil em seu estúdio particular “Nas Nuvens”.
Em 2008, sua melodia foi aproveitada para o jingle do petista Alessandro Molon, candidato a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Dois anos depois, durante o segundo turno da eleição presidencial de 2010, o compositor e maestro Wagner Tiso regravou o jingle como “Dilma lá”, em homenagem à campanha de Dilma Rousseff.
RELAÇÃO NA ÍNTEGRA DOS ARTISTAS QUE REGRAVARAM EM 2022:
Anotei abaixo a relação completa, que aparece nos créditos do final do clipe e tem além da drag-queen Pablo Vittar a participação da nova esposa/noiva/companheira de Lula, Rosângela “Janja” da Silva (socióloga e agora também cantora), com direito a gravação em estúdio e clipe de TV, entre outras celebridades.
- Antonio Grassi
- Chico César
- Daniel Ganjaman
- Dadi Carvalho (A Cor do Som)
- Duda Beat
- Francis Hime e Olivia Hime
- Mateo (Francisco El Hombre)
- Flor Gil, Bela Gil, JP Demasi
- Gilsons (Fran, João e José, respectivamente netos e filho de Gilberto Gil)
- Janja da Silva
- Ju de Paulla
- Lenine
- Luciana Worms
- Maria Rita (filha de Elis Regina)
- Martinho da Vila
- Mart’nália
- Odair José
- Otto e Lavínia
- Pablo Vittar
- Paulo Miklos (Titãs)
- Rogério Holtz
- Russo Passapusso
- Teresa Cristina
- Zélia Duncan