Ainda não são os números finais, que só serão divulgados no próximo dia 11 de julho, após a computação de todos os eleitores cadastrados até o final do mês de junho, mas já dá para se fazer uma reflexão e servir como base científica para análise de todos nós, eleitores, jornalistas, marqueteiros, advogados e pré-candidatos, etc.

A Paraíba perdeu cerca de 300.000 eleitores (276 mil, para ser mais exato). Outros 40.000 deixaram de votar nas três últimas eleições e 260.000 não foram se recadastrar na Biometria, durante a fase mais crítica da Pandemia de Covid-19, em 2021.

Esse número de 300.000 votos, sendo dados a alguém ou deixando de comparecer às urnas, tem potencial para eleger ou derrotar qualquer um dos candidatos a Governador. Ou a Senador da República, em se tratando de integrantes da Chapa Majoritária.

VERDADE ABSOLUTA COM PURA CERTEZA MATEMÁTICA

Outros 80.000 novos eleitores entre 15 e 17 anos de idade vão dar seus primeiros votos este ano.

Esse número (somente levando em consideração os jovens eleitores) também tem potencial para eleger ou derrotar dois Deputados Estaduais e um Deputado Federal, em média, tomando por base os dados estatísticos da eleição passada de 2018.

PERGUNTA N° 01 QUE NÃO QUER CALAR, JÁ TEM RESPOSTA

Esse “povo todo” que deixará de votar vai fazer falta na eleição e será decisivo para eleger ou derrotar algum candidato a Governador ou Deputado Estadual, Federal e Senador?

Para onde vão ser destinados esses novos 80.000 eleitores de 15 a 17 anos de idade, se todos forem mesmo votar, comparecendo em massa aos locais de recepção de sufrágios nas urnas eletrônicas?

ATENÇÃO – ESTES NÚMEROS SÃO ATUALIZADOS DIARIAMENTE ATÉ O DIA DA ELEIÇÃO

Lembrando que nesses números constam os requerimentos já processados e a faixa etária considerada sempre na data anterior (de ontem). Hoje já deve estar diferente. Alguns já podem ter completado 18 anos de idade.

Amanhã também acontecerá a mesma coisa e – assim – sucessivamente, até a data da votação em 1º e depois em 2º turno, se houver, neste caso.

Sabemos que perante o trabalho árduo, meticuloso e incansável, incessante mesmo, dos técnicos de informática do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, não estamos com todos os números fechados ainda, pois tivemos muitos pedidos feitos pela Internet que ainda não foram processados!!!

Tem que ser observado com muito cuidado e acompanhamento das partes interessadas, esse aspecto de que em todos os dias haverá algum eleitor que completará 18 anos, saindo então dessa estatística para números mais atualizados e por aí vai, em diante…

Na última eleição estadual, por exemplo, o número de títulos cancelados daria para eleger quase cinco Deputados Estaduais com a votação da candidata mais votada, que teve praticamente 55 mil votos!!!

É um número bastante expressivo, para ser desprezado pelos partidos e candidatos.

Muito diferente do início dos anos 1980, quando 10.000 votos já davam para eleger um Deputado Estadual.

Um Deputado Federal era eleito com esses 40.000 votos. Hoje, com o aumento dos eleitores, o candidato tem que pensar em Cem Mil votos ou pelo menos 80.000, para tentar chegar no fim da fila de 12 vagas na Câmara Baixa do Congresso Nacional, ou pelo menos numa suplência.

TÍTULOS DE ELEITORES FORAM CANCELADOS DESDE 2017

É preciso deixar bem claro que esse número de títulos de eleitores não foi cancelado agora. Mais de 200 mil foram cancelados por não comparecerem à revisão do eleitorado, que todo mundo lembra, foi concluída em 2017, com o moderno sistema de Biometria.

Desde lá, esses títulos estão cancelados e até hoje esses eleitores não compareceram aos Cartórios Eleitorais e nem ao TRE-PB, para reativar suas inscrições.

Outra parte, mais de 40 mil, foram cancelados por não votar nem justificar a falta nos colégios eleitorais nos três últimos pleitos consecutivos

Ou seja, não votaram e nem sequer justificaram suas ausências pelo não comparecimento às urnas na eleição de 2016 e nos dois turnos de 2018. Em 2020, já estavam cancelados.

Não houve cancelamentos recentes, porque os efeitos das faltas de 2020, nos dois turnos, foram suspensos pelo TSE, por conta da Pandemia!!

Enfim… A sorte está lançada e a matemática vai definir para onde caminhará o futuro do Estado e do Brasil.

Leave a comment