O governador do Estado, Waldez Góes, anunciou nesta sexta-feira (dia 13), o nome da primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Amapá nos 78 anos de existência da corporação.

Ele informou que empossará a coronel Heliane Braga de Almeida na próxima segunda-feira (dia 16). A solenidade ocorrerá no “Palácio do Setentrião”, sede central do Executivo amapaense em Macapá.

Ela será a terceira mulher a comandar uma força policial militar estadual no Brasil – outras duas coronéis já comandaram as PM’s no Paraná e no Distrito Federal.

A coronel Heliane assume no lugar do atual comandante, coronel Paulo Matias, que estava à frente da instituição desde abril de 2019. A cerimônia de troca de comando ocorrerá na quarta-feira (dia 18), no quartel do Comando Geral.

Uma das prioridades da administração da coronel Heliane será a implantação de uma equipe militar especializada para fazer o primeiro atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica: a “Patrulha Maria da Penha”.

DECLARAÇÃO EXCLUSIVA FEITA POR ELA DESTINADA AOS SEUS EX-COLEGAS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS NA PARAÍBA:

  • Muito obrigada meus queridos amigos e irmãos de CFO e de farda!! Obrigada pelas felicitações e deferências a mim dirigidas!! Não consigo descrever esse momento! Só sei que o desafio e a responsabilidade são enormes, mas sinto-me capacitada e preparada para cumprir mais essa missão que acabei de abraçar. Estou extremamente grata a Deus por sua infinita misericórdia e amor!! À Deus toda honra e toda glória!
  • Aproveito para informar que indiquei o Cel. Huelton Medeiros (também ex-aluno da Academia de Polícia Militar da Paraíba) para compor o nosso Comando no cargo de Subcomandante Geral da PMAP, indicação esta que já foi devidamente autorizada pelo governador do Estado.
  • Somos “crias/filhos” da APMCB, legítima escola de Comandantes. Nossa eterna gratidão a briosa PMPB e a todos os senhores que fazem parte da nossa história.

A macapaense Heliane Braga de Almeida, tem 41 anos de idade, é casada há 16 anos com o coronel da PM Aldinei. Tem dois filhos, Vítor e Ana Clara. Ingressou na Polícia Militar do Amapá em 1º de fevereiro de 1999, há 23 anos.

É bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Cabo Branco/Universidade Estadual da Paraíba (2001).

É bacharel em Fisioterapia pela Faculdade Seama (2007) e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amapá – Unifap (2017).

Na PM/AP, a coronel Heliane já foi comandante do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), do Pelotão do Centro de Formação da corporação, da Companhia Independente de Trânsito, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento.

Foi diretora adjunta de Comunicação Social, subcomandante do 1° BPM, do Batalhão Ambiental, diretora adjunta de pessoal e de ensino e instrução.

Leave a comment