O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Waldir “Dinho” Dowsley (Avante), se reuniu na manhã desta sexta-feira (dia 13), com o comandante do BPTran, tenente-coronel Jucier Pereira de Lima e com o superintendente de Mobilidade Urbana da Capital (Semob-JP), Expedito Leite Filho, para tratar da circulação de motocicletas elétricas (modelo scooter) nas ciclovias da orla marítima da cidade.
O presidente Dinho denunciou, em pronunciamento na tribuna da Casa “Napoleão Laureano”, que alguns condutores estavam pilotando ilegalmente motos elétricas, em alta velocidade, na ciclovia da orla “onde só é permitido o uso de bicicletas, patins e skates”.
Na oportunidade, o parlamentar lembrou, inclusive, que uma criança de apenas 4 anos de idade já foi atropelada no local por uma moto elétrica.
Durante a reunião, que aconteceu no Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Estado da Paraíba, no bairro do Róger, o presidente da CMJP, vereador Dinho, tomou conhecimento de que uma equipe de policiamento de trânsito esteve na noite desta quinta-feira (dia 12), na orla, fazendo um trabalho de conscientização dos condutores de motocicletas elétricas e comerciantes que trabalham com esse tipo de veículo.
Por sua vez, o comandante do BPTran, coronel Jucier, informou, com base no Código de Trânsito, que veículos acima de 350 watts, como scooters elétricas não podem trafegar em áreas destinadas ao passeio público, como ciclovias ou ciclofaixas.
O militar destacou que a Resolução 947, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é muito clara nesse sentido.
Já o superintendente da Semob-JP, Expedito Filho, informou que os agentes de trânsito vão realizar abordagens educativas, bem como intensificar a fiscalização para coibir a circulação deste tipo de veículo nas ciclofaixas entre as praias de Manaíra, Tambaú e Cabo Branco.
As ações ocorreram no período noturno, na sexta (dia 13), sábado (dia 14) e domingo (dia 15).
O presidente da Casa “Napoleão Laureano”, vereador Dinho, também reivindicou melhorias de sinalização e segurança para os ciclistas que pedalam na ciclovia entre a Estação Ciência, praia da Penha, indo até o Centro de Convenções.
Segundo o vereador, os ciclistas que utilizam esse trecho das 05:00 às 08:00 horas, correm sério risco de serem atropelados por veículos em alta velocidade.