O Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, através do seu Presidente, Advogado Jean Patrício, realizou a programação oficial da “Semana dos Museus”, que foi realizada pela entidade, com apoio nacional do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).
O evento começou na segunda-feira (dia 16), com atividades programadas para acontecerem das 08:30 às 11:30 horas, no prédio-sede onde funciona o próprio IHGP, no centro da cidade de João Pessoa, situado à rua Barão do Abiaí, Nº 64, no centro da cidade, recentemente reformado e com telhado e auditório restaurados.
Às 08:30 horas houve uma Visita Técnica ao Acervo Permanente mantido pelo Instituto, com a professora Bernardina Freire da UFPB, reunindo um público de mais de 130 pessoas.
Logo em seguida, às 09:30 horas foi realizada uma Mesa Redonda sobre a temática “Autoritarismo, repressão e propaganda: A Paraíba na Era Vargas (1937-1945)”, que transformou-se numa visita guiada e também num seminário acerca dos 85 anos do Estado Novo.
Na sexta-feira (dia 20), das 08:30 às 12:00 horas, houve outra visita mediada pelo IHGP ao acervo da instituição, dessa vez com alunos de cursos de graduação universitária, numa comitiva formada por alunos de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, seguida de palestra sobre o poder dos museus e o acervo do Instituto Histórico Paraibano.
No dia 21 de maio (sábado passado), das 09:00 às 10:00 horas, foi proferida uma palestra sobre o “Poder dos Museus”, com visita ao acervo do IHGP, abordando sua importância cultural para a sociedade paraibana, ao longo de todos esses anos de serviços prestados à preservação da memória e historiografia local.
Depois, às 10:30 horas houve o lançamento da obra intitulada “O tribuno Castro Pinto e sua época”, de autoria do escritor Flávio Ramalho de Brito, com participação ma mesa de debates do professor José Octávio de Arruda Melo, da UFPB.