A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), vai plantar 600 mudas de árvores nativas em toda a Capital, a partir deste domingo (dia 5), quando foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.
A iniciativa é uma parceria com o escritório de advocacia Marcos Inácio, que doou as espécies.
Para marcar o encerramento da programação da Semana do Meio Ambiente, foi plantado um ipê-branco, no Parque Parahyba II, no Bessa e outras 30 mudas de árvores nativas.
A atividade contou com a participação musical do grupo “Baticumlata”, da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). O grupo de percussão é formado por instrumentos retirados do lixo e reciclados, com destinação diversa da fabricação original.
De janeiro a maio deste ano, foram doadas 2.400 mudas em eventos da Prefeitura.
Foi feito o plantio de 2.900 mudas em praças, canteiros de ruas e avenidas, calçadas e nos condomínios entregues à população pela SEMAM.
As mudas são produzidas pelos técnicos do Viveiro Florestal, situado na Rua Embaixador Sérgio Vieira de Melo, s/nº, Gramame. O local funciona de segunda a quinta-feira, das 08h00 às 16h00, e na sexta-feira, das 08h00 às 14h00.
Conforme o engenheiro agrônomo da SEMAM, Martin Queiroga, em seis ou sete anos, as mudas devem ter alguns metros de altura e produzir grande área de sombra. Ele destaca que o plantio de árvores favorece o aumento da umidade e a redução de temperatura, sobretudo, em um local como o Parque Parahyba.