O prefeito Cícero Lucena (PP) participou de uma reunião, na manhã desta quinta-feira (dia 23), no Centro Administrativo Municipal, localizado no bairro de Água Fria (Zona Oeste da Capital), com auxiliares da gestão e representantes do escritório de paisagismo Burle Marx, do Rio de Janeiro-RJ, responsável pela idealização das plantas de construção (arquitetura e engenharia) do novo parque municipal na área que abrigava o antigo campo de pouso e pista de decolagens do Aeroclube da Paraíba, no bairro do Bessa (Zona Norte de João Pessoa).
Após a reunião, o gestor, junto com os secretários de Planejamento (Seplan), José William Montenegro, Meio Ambiente (Semam), Wellison Silveira, Infraestrutura (Seinfra), Rubens Falcão, além do superintendente de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Expedito Leite Filho e dos representantes do escritório carioca Burle Marx, fizeram uma visita ao terreno, que tem 30 hectares disponíveis para construção.
“Este encontro foi importante para traçarmos as ações das secretarias envolvidas no projeto. Esperamos que, até 5 de agosto, aniversário de fundação de João Pessoa, o plano esteja montado para ser colocado em prática”, disse Cícero Lucena.
O secretário de Planejamento, José William Montenegro, reforçou a projeção do prefeito, afirmando que nessa data (05/08/2022, Aniversário de 437 Anos de Fundação da Cidade), a obra, que tem recursos da Prefeitura Municipal em parceria com o Governo do Estado, começará a ser licitada.
O objetivo foi alinhar o termo de referência do projeto e definir as ações das secretarias envolvidas, distribuindo as tarefas cabíveis a cada órgão da estrutura administrativa da PMJP.
Por sua vez, o superintendente de Mobilidade Urbana, Expedito Leite Filho, adiantou que já está em estudo a melhoria das vias existentes no entorno do parque, bem como a construção de novas ruas e binários para garantir a segurança viária e o fluxo de veículos na região, que terá profundas alterações no trânsito.
Já o secretário da Semam, Wellison Silveira, explicou que na próxima semana, será iniciado o trabalho de levantamento técnico ecológico sobre o impacto ambiental, com a construção do novo parque e formas de uso da área para o plantio de vegetação dos diversos biomas da cidade.
Fotos: Dayse Euzébio
Texto: Djane Barros