O Centro Histórico de João Pessoa terá a oportunidade de debater cultura, história e ocupação urbana. A partir das 18h30, nesta quarta-feira (dia 13), será exibido o filme-documentário “Miami-Cuba”, seguido de um bate-papo com alguns dos personagens do filme, além da diretora Caroline Oliveira, da deputada estadual Estela Bezerra e da ex-prefeita da cidade do Conde, Márcia Lucena.

Também haverá apresentações artísticas-culturais com “As Comadres do Porto do Capim” e a presença da Mestra cirandeira “Vó Mera e suas netinhas”.

O evento é uma ação conjunta do mandato da deputada estadual Estela Bezerra com o “Comitê Popular de Luta pela Cultura na Paraíba”, organizado pelas pré-candidaturas de Estela Bezerra e Márcia Lucena (ambas filiadas ao PT).

O filme documentário “Miami-Cuba” aborda questionamentos entre a orla e o centro, numa clara referência aos investimentos públicos e privados para os bairros litorâneos e o “abandono” que o Centro Histórico de João Pessoa se encontra nos últimos anos.

Dirigido, roteirizado e produzido pela paraibana Caroline Oliveira, o filme teve sua estreia nacional na Mostra Competitiva “Sob o Céu Nordestino” de Longas-Metragens, da 16° edição do Fest Aruanda, que aconteceu em dezembro de 2021.

Sobre o filme

Miami-Cuba é um documentário performativo com personagens expressivas de João Pessoa-PB. Conhecidos e/ou anônimos que divagam sobre as suas experiências urbanas, modos de se viver, conviver, existir e resistir, reverberando problemáticas locais que ganham uma dimensão universal – como a questão do despejo da comunidade ribeirinha centenária do Porto Capim.

Tem como dispositivo o edifício “18 Andar”, primeiro “arranha-céu”: marco inicial de modernização desta capital e um tipo de sentinela da região central, tombada como patrimônio histórico pouco após a sua construção.

O filme imerge e deriva por este seu Centro Histórico, com breves deslocamentos por lugares simbólicos da orla. Em especial, o recém verticalizado bairro do Altiplano, para onde parece caminhar o seu atual projeto de desenvolvimento urbano.

Um tipo de ensaio reflexivo não apenas sobre a marcante dicotomia arquitetônica entre o centro-orla de João Pessoa e o quanto isso fala sobre o seu processo de modernização. E sim, também, sobre as nuances políticas, econômicas, sociais e culturais por trás disso.

Trata-se de uma cartografia afetiva, espacial e histórica da arte-vida citadina, que ganhou ainda mais potência e camadas neste contexto de pandemia, onde todos precisaram e ainda precisam se reinventar frente a evidente decadência do capitalismo.

  • Serviço:
  • Exibição do filme-documentário ‘Miami-Cuba’ seguido de debate e apresentações culturais
  • Local: Espaço Mundo
  • Hora: 18h30
  • Entrada gratuita
  • Após o filme, será realizado um debate sobre a ocupação do Centro com a diretora Caroline Oliveira

 

Leave a comment