A senadora Nilda Gondim (MDB-PB) está entre os parlamentares que concorrem ao Prêmio “Congresso em Foco 2022” nas categorias “Melhores no Senado” e “Clima & Sustentabilidade”.
Aberta à sociedade em geral, a escolha pode ser feita através do endereço premio.congressoemfoco.com.br/ no período de 01 a 31 de julho de 2022.
Além do voto popular, a seleção dos premiados será feita também por um júri formado por profissionais de diferentes áreas que acompanham o Parlamento brasileiro, assim como pela escolha direta de jornalistas especializados na cobertura do Congresso Nacional.
Desde que assumiu uma das cadeiras do Senado Federal, primeiro como suplente, em 12 de janeiro de 2021, e depois como titular, em 10 de fevereiro do mesmo ano, em face da morte do ex-senador José Maranhão (MDB-PB), a senadora Nilda Gondim desenvolve a mesma intensidade e dedicação verificadas durante o seu mandato de deputada federal, exercido no período de 1º de fevereiro de 2011 a 31 de janeiro de 2015.
Na condição de vice-líder da Bancada Feminina no Senado, e com participação assídua e de destaque nas discussões e votações nas sessões do Senado, Nilda Gondim é membro-titular das Comissões de Assuntos Sociais, de Relações Exteriores e Defesa Nacional e de Desenvolvimento Regional e Turismo.
Também é membro-titular na Subcomissão Temporária de Assuntos Sociais das Pessoas com Deficiência, da Subcomissão Permanente de Acompanhamento das Políticas Públicas para as Pessoas com Doenças Raras, da Frente Parlamentar de Apoio aos Investimentos Estrangeiros no Brasil e da Frente Parlamentar por um Brasil sem Jogos de Azar.
Como suplente, Nilda Gondim integra a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado.
Como representante da Paraíba no Senado, Nilda Gondim é autora de vários Projetos de Lei relevantes, dentre os quais o PL nº 419/2021, que reduz em uma hora a jornada normal de trabalho da pessoa com deficiência; o PL nº 524/2021, que altera a CLT para coibir a dispensa sem justa causa de empregado com doença incurável ou estigmatizante, e o PL nº 2097/2021, que agrava o crime de estupro de vulnerável, cometido mediante violência ou grave ameaça, e aumenta as penas mínimas previstas para os casos em que a sua prática resultar em lesão corporal de natureza grave ou morte.
O Prêmio “Congresso em Foco 2022” é uma iniciativa do site de notícias Congresso em Foco, tendo o apoio de diversas organizações privadas.
Os premiados deste ano serão anunciados e receberão oficialmente o prêmio em evento público marcado para o próximo dia 25 de agosto de 2022.