O professor Hélio Ferreira Serrano estará lançando após a realização das próximas Eleições marcadas para o mês de outubro, mais um livro de cunho histórico de sua autoria, que retrata detalhes inéditos e exclusivos sobre a 1ª legislatura dos vereadores pioneiros da Câmara Municipal de João Pessoa, em 1935.
Este novo lançamento acontecerá quatro anos após o professor Hélio Serrano haver publicado sua obra anterior, intitulada de “Bairro da Torre”, com todo o contexto de sua história, singularidade e a resistência popular, política e cultural, pavimentada ao longo dos anos de movimentos esportivos, sociais, ideológicos, musicais.
O livro de Hélio será lançado até o final deste ano na praça literário-cultural paraibana, com uma imensa riqueza de detalhes nunca vistos nas publicações similares, neste gênero de pesquisa parlamentar em nível municipal.
Só se tem notícias de uma pesquisa feita pelo professor Ângelo Emílio da UFPB, com cerca de 750 documentos, parte deles datados do século XIX, que foram encontrados por acaso no arquivo da Câmara Municipal de João Pessoa, durante uma limpeza feita por um funcionário da casa.
São documentos que datam de diversos períodos, como o Brasil-Colônia, com alguns textos de 1814 e 1815; do Império, com outro tanto de 1824 até 1828, e atas que cobrem a vida do Legislativo Municipal já no século XIX, entre os anos de 1910 a 1912.
Não há mais nenhuma notícia sobre o restante dos anos decorridos, até 1947, quando começa o registro feito pelo portal da própria CMJP, dizendo que: “(…) não existem elementos documentais que permitam comprovar a data exata de instalação da hoje Casa Napoleão Laureano, havendo ainda um vazio no que se refere à sua vida institucional. Embora existam referências à sua existência em documento datado de 1589”, segundo o historiador Irineu Pinto.