Na era da informação, a dinâmica dos fatos exige, dos profissionais de mídia, cada vez mais dinamismo e preparo.

Alinhado a essa tendência, o Exército Brasileiro tem cooperado com a capacitação desse público específico.

Nesse sentido, selecionou a capital paraibana para sediar o primeiro Estágio de Correspondentes para Assuntos Militares (ECAM) na Região Nordeste.

O treinamento que será realizado em João Pessoa é voltado para estudantes universitários de Comunicação Social, com o objetivo de ambientar e preparar esses futuros profissionais para a execução de coberturas jornalísticas em situações de conflito armado (zonas de guerra).

O ECAM será realizado em duas fases distintas. Na primeira fase, nos dias 02 e 03 de agosto, ocorrerão instruções preparatórias e, na segunda fase, em 15 e 16 de agosto, atividades práticas.

Essa segunda etapa é dedicada à cobertura da “Operação Guararapes”, um exercício, de longa duração, que mobilizará tropas de todo o Comando Militar do Nordeste, nos oito Estados da Federação que integram sua área de responsabilidade.

No dia 03 de agosto, às 09h30, no 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado, localizado em Bayeux-PB, será realizado um exercício que visa simular uma situação de conflito em área urbana, com o emprego de tropa e blindados.

Na oportunidade, os participantes do ECAM poderão vivenciar a experiência de acompanhar uma operação militar, fazendo a cobertura jornalística das ações. Esta atividade poderá ser acompanhada pela mídia local.

Serviço:

  • Estágio de Correspondentes para Assuntos Militares (ECAM) – Exercício Simulado
  • Data: 03/08/2022 (quarta-feira)
  • Horário: 09h30
  • Local: 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Bayeux-PB

Leave a comment