As famosas Três Ruas dos Bancários foram adotadas naturalmente pela população como espaço para a prática de esportes como a caminhada.
O potencial daquelas vias, no entanto, vinha sendo subaproveitado pela falta de estrutura e planejamento.
Foi pensando nisso que a Prefeitura da Capital projetou o “Parque das Três Ruas”, que vai transformar o local em um ambiente de lazer, convivência e prática esportiva, além de remodelar a mobilidade.
O projeto arquitetônico e urbanístico foi apresentado na manhã desta segunda-feira (dia 1°) pelo prefeito Cícero Lucena (PP), que também anunciou abertura do processo licitatório.
O prefeito ainda destacou que o chamamento para a concorrência pela obra será publicado na próxima edição do Diário Oficial do Município.
O Parque vai contar com área de aproximadamente 9,3 hectares e será dividido em três espaços: Recanto das Árvores, Recanto dos Esportes e Recanto das Crianças.
O local terá equipamentos esportivos como ciclovia e pista de caminhada de 1,6 quilômetro (km); curtas trilhas acessíveis; duas quadras esportivas para prática de vôlei de areia e/ou beach tênis, uma quadra de Streetball, onde se pode praticar basquete de rua e uma área de esportes radicais, com pista de skate e espaço para prática de slackline.
Para quem quiser apenas dar um passeio, socializar ou gastar a energia das crianças, o Parque vai oferecer calçadas padronizadas e acessíveis, iluminação em LED, espaços de contemplação e convívio, com jardins para piqueniques, três decks de madeira com bancos de proteção e guarda-corpo, uma área exclusiva de brinquedos rústicos de madeiras e outros adaptados para crianças com alguma deficiência ou necessidade especial.
O contato com a natureza também é um diferencial. Por isso, o “Parque das Três Ruas” vai receber totens de sinalização para oferecer, além da possibilidade de contemplação, espaços para ações de educação ambiental.