O professor associado e Diretor Assistente de atividades corais da Setnor Escola de Música da Universidade de Syracuse (USA), maestro do coro Hendricks Chapel (Hendricks Chapel Choir) e Diretor Artístico do show Holiday at Hendricks, Dr. José “Peppie” Calvar, confirmou sua presença no XX Festival Paraibano de Coros – Fepac 2022.O Fepac ocorre de 02 a 06 de novembro, na Sala de Concertos “Maestro José Siqueira” da Fundação Espaço Cultural – Funesc e vai receber 40 grupos representando os Estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.
O professor “Peppie” ministrará oficina intitulada “Metodologia da Regência Coral” durante a primeira Convenção Regional da Associação Brasileira de Coros – ABRACO, que será realizada dentro do Fepac, nos dias 04 e 05 de novembro.
A palestra do professor que virá da América do Norte será destinada aos maestros que vão participar do evento, tanto do Fepac, quanto da convenção.
De acordo com o professor do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba e coordenador geral do Fepac, Eduardo Nóbrega, a vinda do professor e maestro “Peppie” é resultado de um convênio firmado entre a UFPB e a Universidade de Syracuse (USA) em 2018, com a finalidade de promover intercâmbio cultural entre as duas universidades.
Já estiveram presentes em outras oportunidades os professores da Syracuse, John Warren, Elisa Dekaney e o percussionista Joshua Dekaney.
O XX Fepac é uma realização da Universidade Federal da Paraíba e Governo do Estado por meio da Fundação “Espaço Cultural José Lins do Rego” – Funesc, com apoio cultural da Empresa Coteminas, Escritório Mendonça & Crisanto Advogados, Eduardo e Marianna Arquitetos e da Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba – ADUF-PB.
Quem é o professor convidado que vem dos Estados Unidos para João Pessoa:
Dr. José “Peppie” Calvar também rege o Setnor Sonority, ministra cursos de literatura coral avançada, regência e arranjo coral aos estudantes de graduação e pós-graduação.
Em 2020-2021 recebeu o Prêmio de “Excelência em Ensino” dado pela Faculdade de Artes Visuais e de Performance da Universidade de Syracuse.
Compositor de várias peças corais, publicadas pela Colla Voce, dentre elas, a Missa da Reconciliação (Mass of Reconciliation) para coro misto, solistas e orquestra de jazz, disponível através do site cdbaby.com