O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (IPHAEP) realiza nos próximos dias 19 e 20 deste mês (segunda e terça feiras da semana vindoura), o seminário “Os Holandeses nas Capitanias da Paraíba e Pernambuco” que, em sua abertura, contará com a presença já confirmada da Cônsul da Holanda no Recife-PE, Annelojn Q. van Den Hoek.

Idealizado e organizado pelo Grupo de Pesquisa em História do Brasil Holandês do IPHAEP, o evento acontecerá no auditório do próprio Instituto, localizado na Avenida João Machado, centro de João Pessoa, e envolverá diversas palestras sobre personagens e fatos que marcaram os 34 anos do Brasil-holandês, entre 1630-1654.

A abertura, às 09h00, será feita pela diretora do IPHAEP, Tânia Nóbrega e, na sequência, o tema para discussão já será “Para uma (nova) leitura da descrição geral da Capitania da Parahyba, de Elias Herckmans”.

A exposição ficará por conta da historiadora Ronilene Diniz, com o jornalista e escritor Ademilson José como debatedor.

“As mulheres guerreiras de Tejucupapo e os holandeses” será o segundo tema e, desta vez, a expositora será a professora Rosane Lacet, tendo como debatedor o arquiteto Felipe Eugênio da Silva.

Ainda na manhã do dia 19 (segunda-feira), o jornalista e escritor Ademilson José falará sobre “Pedro Poty e Calabar no romance histórico brasileiro” e, como debatedor, ele terá o antropólogo Carlos Azevedo.

PROGRAMAÇÃO DO DIA SEGUINTE:

A Cônsul Annelojn Q. van Den Hoek participará com tema livre no primeiro ou no segundo dia, quando a programação do seminário começará com o professor de História, Edivaldo Lira falando sobre os “Judeus nas Capitanias da Parahyba & Pernambuco”, tendo como debatedor o arquiteto Felipe Eugênio.

Encerrando o seminário no dia 20 (terça-feira), o antropólogo Carlos Azevedo fará uma explanação sobre “A singularíssima Anna Paes d’Altro e o Brasil holandês”, tendo como debatedor o jornalista Ademilson José.

Leave a comment