Sem dúvida, a Feira Étnica Afro foi um destaque de beleza ancestral e novidade na construção do X Baile dos Artistas da Paraíba, no seu 1º Esquenta de retorno.

A feira, com a participação de 23 expositores negras e negros, atraiu a atenção de visitantes, em sua maioria artistas e intelectuais da cidade, pela beleza de cores e sutilezas de produtos, com variedades em instrumentos musicais artesanais, bijus naturais, artigos de decoração, vestuário, acessórios e comidas afros.

A feira é uma organização da Rede de Afroempreendedores da PB (Raepb).

É uma das demandas de sustentabilidade do movimento das mulheres negras da Paraíba, dentro da proposta de enfrentamento ao racismo e a valorização do povo negro.

A artesã Andrea Gisele, mais conhecida como Turbanteira, faz parte do Conselho Consultivo da Raepb.

Ela confessa que a Raepb está gratificada com o convite da organização do Baile dos Artistas e com a aceitação da feira pelo público.

“Estamos felizes com o acolhimento da comissão organizadora do evento e felizes com o sucesso da Feira Preta em seu retorno, neste período da pandemia em sua fase mais branda”, destaca a artesã.

A jornalista Ângela Costa, com suas mandalas decorativas, também participou da Feira Preta, além de Tutu Carvalho, amiga de longas datas de Chico Noronha, um dos integrantes da Comissão Organizadora.

Registro fotográfico de Andrea Gisele
Com imagens e texto de Mana Sousa

3 Comments

  • Andréa Gisele
    Posted 13 de setembro de 2022 10:25 0Likes

    Obrigada pela linda matéria 😘

  • Ângela Costa
    Posted 31 de maio de 2023 11:46 0Likes

    São espaços maravilhosos para exposição e divulgação dos trabalhos lindos dessas mulheres guerreiras.

Leave a comment