O Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP) empossou sua nova diretoria e recebeu seus novos sócios honorário e benemérito, em cerimônia realizada na Fundação “Casa de José Américo”, na Avenida Cabo Branco, no final da semana passada.
Reeleito, o presidente Jean Patrício foi empossado para o mandato de 2023 a 2025, juntamente com sua nova diretoria executiva.
Também foi entregue o título de sócio benemérito ao jornalista Giovanni Meireles, pelos importantes serviços prestados por ele ao próprio instituto e à sociedade paraibana, de forma geral.
“Para mim, que tenho formação acadêmica como jornalista pela UFPB, é uma honra muito grande. Uma espécie de reconhecimento por parte da entidade centenária que é considerada ‘A Casa da Memória Paraibana’ ao conjunto da minha produção de pesquisa investigativa sobre fatos do passado remoto e recente, para enriquecimento da historiografia do nosso Estado”, disse o novo sócio.
“Como editor de jornais, revistas e outros meios de mídia impressa e eletrônica, de certa forma ajudei a reconstruir a história do nosso Estado e a preservar acontecimentos modernos importantes para o registro perpétuo das futuras gerações de nossos conterrâneos”, declarou Giovanni.
Além disso, a professora Janete Lins Rodriguez recebeu o diploma de sócia honorária do IHGP, na mesma solenidade.
“Ser reconhecida por esse trabalho que tenho desenvolvido no campo da Geografia e da História, representa um sentimento pessoal de honra, alegria e gratidão porque, ainda em vida, tenho esse reconhecimento. Tenho trabalhado muito para contribuir na pesquisa e literatura. Receber essa honraria me deixa muito feliz”, ressaltou Janete.
A agora sócia honorária Janete Lins Rodriguez informou ainda que o instituto pretende lançar uma nova edição do livro “A Paraíba e seus problemas”, de José Américo de Almeida, com uma série de textos sobre a fortuna crítica da obra produzida pelo famoso escritor, na análise atual de autores paraibanos contemporâneos.