O IHGP é a instituição cultural mais antiga do Estado e teve uma participação importante na construção de uma História da Paraíba com foco na própria Paraíba e não a reboque da História de Pernambuco.
Essa foi a diretriz apresentada pelo ex-Presidente Castro Pinto, um dos fundadores do Instituto, na primeira conferência patrocinada pela instituição, em 1905.
Essa declaração é feita pelo próprio Vice-Presidente recém-empossado, Flávio Brito: “E eu acho que esse foco historiográfico foi conseguido pela contribuição do IHGP, que antecedeu em décadas a criação dos nossos cursos universitários de História”.
Ultimamente, o IHGP está se abrindo para a sociedade de uma forma que nunca aconteceu. As comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil também estão merecendo destaque especial.
Constantemente, alunos de escolas secundárias e das universidades têm frequentando o IHGP em visitas com acompanhamento dos seus sócios, para conhecer o Instituto. Isso é motivo de comemoração para o atual Presidente Jean Patrício, reeleito para o período 2023/2025.
O IHGP vem participando semanalmente de um programa radiofônico na Rádio Tabajara, com o título “Dialogando com a História”.
O instituto também está participando da série promovida pela Rádio Tabajara, chamada de “Muito Além do Ipiranga”, com os áudios sendo disponibilizados no Spotify e no YouTube.
“Assim, a grosso modo, seriam as principais ações do IHGP em contribuição para a sociedade paraibana, para o conhecimento da nossa História”, diz o Vice-Presidente Flávio Ramalho de Brito.
.