O Padre Emiliano Camilo, Presidente da Academia Guarabirense de Letras e Artes “Casa Marisa Alverga” (AGLACMA), representou todos os seus confrades e também suas confreiras na solenidade de posse da nova diretoria da Academia Paraibana de Letras (APL), presidida por Ramalho Leite (reeleito por unanimidade dos sócios efetivos em dia com suas obrigações acadêmicas).
A Diretoria Executiva da APL para o biênio 2022/2024 tomou posse na noite da sexta-feira da semana passada (dia 16), em uma solenidade realizada no auditório da própria sede da instituição, localizada no Centro de João Pessoa.
O Padre Emiliano pode ser citado como sendo o pároco da Paróquia de São Pedro e São Paulo. Canonicamente, ele pertence como cristão à Igreja Católica Apostólica Ortodoxa.
O próprio Padre Emiliano Camilo explica: “Estou ligado à igreja ortodoxa da Polônia. O fundador é São Cirilo e Metódio”.
O reconhecimento da Igreja Ortodoxa Autocéfala da Polônia vem desde 1924, pelo Patriarcado de Constantinopla (antigo Império Romano do Oriente ou Bizâncio), atual Istambul, na Turquia.
Seus seguidores e líderes religiosos utilizam nos rituais sagrados as seguintes línguas: Eslavo Eclesiástico, polonês, ucraniano e português.
CRÉDITO DAS FOTOGRAFIAS GENTILMENTE CEDIDAS PARA PUBLICAÇÃO:
- Tenente PM Emiliano de Melo (Academia de Letras de Guarabira)
- Aderaldo Elias (Diretor do Memorial “Augusto dos Anjos” de Sapé)