Seguindo o cronograma da obra de dragagem do canal de acesso e da bacia de evolução do Porto de Cabedelo, a draga Kenford está prevista para atracar no litoral paraibano nesta próxima terça-feira (dia 11).

A embarcação tem 82 metros de comprimento, 14 metros de largura e é um dos primeiros equipamentos para a parte executiva da dragagem, que fará o canal de acesso sair dos atuais 9,14 metros de calado, para 11 metros de profundidade.

A obra, que representa um investimento de cerca de R$ 85 milhões em recursos próprios do Governo da Paraíba, está finalizando a fase de projetos básico e executivo.

Concluída essa fase e com a chegada dos equipamentos (dragas, balsas, batelões de carga e nivelador de fundo), é que será solicitada a autorização da Marinha do Brasil, para que a obra efetivamente comece.

A obra teve os contratos assinados em 29 de março, em solenidade no cais do porto, e permitirá diversas transformações, como a possibilidade de receber navios maiores e com mais carga (até 55 mil toneladas), novos empregos, novas operações e mais competitividade.

SOBRE A DRAGA KENFORD:

O navio foi construído num estaleiro localizado na Holanda, em 1990 e atualmente está registrado com a bandeira de Belize (país localizado na América Central).

A Kenford navegou no início do ano passado pelo Mar Negro, passando por águas da Ucrânia (antes da Guerra com a Rússia ser iniciada, no começo deste ano). A draga se mostrou muito eficiente no seu trabalho executado no porto de Varna, na Bulgária.

A embarcação também esteve em Djibouti, para executar serviços no Damerjog Industrial Park, que fica no litoral desse país africano, onde está sendo instalado um terminal petrolífero.

A draga está vindo para Cabedelo a partir do Porto de Paranaguá-PR, de onde zarpou há cinco dias, segundo o GPS.

Ela inclusive está adiantada, porque a previsão inicial de chegada era apenas na quarta-feira (dia 12), mas o navio está chegando um dia antes, antecipando em 24 horas, com relação a previsão inicial de duração do seu percurso náutico.

VEJA ABAIXO A LOCALIZAÇÃO DA DRAGA NO RASTREAMENTO POR MONITORAMENTO DE NAVEGAÇÃO EM ÁGUAS INTERNACIONAIS.

Leave a comment