Com o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia para todos foi que a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de João Pessoa (Secitec/PMJP) saiu nesta terça-feira (dia 11), em caravana para visitar 15 municípios paraibanos que irão participar da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá no período de 9 a 12 de novembro de 2022, no Espaço Cultural “José Lins do Rego”, em Tambauzinho, com entrada gratuita para todos os públicos. A primeira parada da equipe foi no município de Cabedelo.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Guido Lemos, comentou que este ano a Semana estará mais movimentada com atrações diversas, devido ao apoio decisivo do:

  • Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação,
  • Governo do Estado da Paraíba,
    e das instituições de pesquisa científicas como o
  • Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq),
  • Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), e
  • Fundação de Apoio ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

“Tudo isso, sem contar na colaboração importante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), IFPB, Faculdades Nova Esperança, Uninassau e Unipê. Sem eles nada disso seria possível”, destacou Guido Lemos.

A caravana é uma atividade da 19ª Semana NCT. Ela seguiu primeiro com destino ao município de Cabedelo, levando oficinas e atividades sobre reciclagem de resíduos eletrônicos para escolas públicas.

“Em todos os municípios estaremos levando conhecimento em ciência e tecnologia, sobretudo, com relação a questão ambiental para que os jovens não façam o descarte incorreto do material e poluam ainda mais o meio ambiente, além de oficina sobre montagem de computadores e outras ações transversais e colaborativas”, explicou Jaqueline Figueiredo dos Santos, coordenadora do Centro de Relacionamento de Eletrônicos da Secitec.

Para o analista de TI e coordenador de suporte da Secitec, Sidcley Fernandes Albuquerque, a Caravana e a Olimpíada são formas de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar novos talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

  1. Depois de Cabedelo, a Caravana segue para os municípios de:
  2. Bayeux,
  3. Conde,
  4. Cruz do Espírito Santo,
  5. Guarabira,
  6. Itabaiana,
  7. Lucena,
  8. Mamanguape,
  9. Marcação,
  10. Mari,
  11. Pilar,
  12. Rio Tinto,
  13. Salgado de São Félix,
  14. Santa Rita,
  15. Sapé.

 

CONHEÇA COMO É O “EVENTO-MÃE” EM NÍVEL NACIONAL

Este ano temos a 19ª SNCT – Acontece anualmente desde 2004. Foi estabelecida por meio do decreto presidencial do dia 9 de junho de 2004.

A cidade de João Pessoa realizará a SNCT em duas etapas: de 10 a 28 de outubro de 2022, com a “Caravana SNCT” que visitará 15 cidades e de 9 a 12 de novembro de 2022 com a “Mostra SNCT”, no Espaço Cultural.

A SNCT é realizada sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com uma programação de eventos e atividades gratuitos e abertos à população, contando com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica, empresas privadas com destaque no uso tecnologias inovadoras e outras entidades da sociedade civil.

O tema escolhido para 2022 reflete sobre a Independência do Brasil, que completa dois séculos este ano, e como a ciência e tecnologia contribuíram para o crescimento do País desde então.

A SNCT é uma excelente oportunidade para divulgar a ciência e a tecnologia e refletir sobre o seu papel como força motriz para a independência tecnológica brasileira.

A idéia motivadora para a SNCT 2022 em João Pessoa é a coordenação de eventos de divulgação e popularização da ciência que agrupe em sinergia o ecossistema de Ciência e Tecnologia, a rede de ensino e a população geral da cidade e do Estado, em um ambiente agradável de compartilhamento de experiências e motivação para jovens cientistas, favorecendo a fertilização de sementes para transformação social através do conhecimento científico e tecnológico.

Texto-base: Adriana Crisanto Monteiro

Leave a comment