A Direção Estadual do PSOL Paraíba aprovou voto em João para derrotar o bolsonarismo da oligarquia Cunha Lima, não fizemos chantagem ou negociatas, fizemos por entender que essa campanha tem relação direta com a Eleição de Lula Presidente.
Passado esse momento inicial do segundo turno, após a Plenária Geral “Lula João”, 8 pontos programáticos foram entregues ao Governador João Azevedo.
Nesta quarta-feira (dia 20), durante Plenária com o Movimento Cultural, João já acatou uma das propostas do PSOL, a realização do Primeiro Concurso Público para Secretaria de Cultura da Paraíba e assumiu o compromisso de avançar no debate sobre o piso mínimo de 1,5% do orçamento estadual para cultura.
Ainda não tivemos respostas sobre os outros pontos apresentados, mas quero acreditar que é possível avançar nos outros 7 pontos, animaria a militância de vários movimentos sociais para entrar na campanha.
Seguem os pontos apresentados:
1. Primeiro concurso público Paraíba Secretaria de Cultura e a garantia de 1,5% do orçamento para Cultura, conforme PEC defendida pelo movimento cultural;
2. Realização do primeiro Concurso da Secretaria de Desenvolvimento Humano com vagas para todas as regiões da Paraíba;
3. Construção e entrega do Hospital de Trauma do Sertão e inclusão das doulas entre cargos efetivos da saúde estadual;
4. Retomada das eleições para direção das escolas, nomeando a/o a mais votada/o;
5. Ampliação dos serviços de enfrentamento à violência contra as mulheres, negritude e comunidade LGBTQIA+;
6. Revogar a Lei 10.660, que permite o congelamento de salários dos/as servidoras/es;
7. Uso do FUNDEB para pagamento das/os trabalhadoras/es da educação e que o piso salarial seja pago independente dos valores pagos com gratificações;
8. Implementar a primeira farmácia viva da medicina canábica.
Tárcio Teixeira