Cerca de 100 vozes dos corais Universitário “Gazzi de Sá” da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob regência maestro Eduardo Nóbrega e o “Coro Em Canto” da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sob a regência do maestro Lemuel Guerra, se misturam aos acordes da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), sob a batuta do maestro Laércio Diniz na abertura da 20ª edição do Festival Paraibano de Coros.
A abertura ocorre na próxima terça-feira (dia 1°) na Igreja do Convento de São Francisco, em João Pessoa, a partir das 20h00, com entrada franca.
A OSMJP e os corais vão executar obras de compositores paraibanos com participação de regentes convidados.
A abertura do concerto será regida pelo maestro titular da OSMJP, Laércio Diniz, que vai executar a composição “Will and Resolution” do compositor Eli-Eri Moura e em seguida passa a batuta para o primeiro regente convidado, maestro e professor da Escola de Música da Universidade de Syracuse (USA) “Peppie” Calvar, que vai reger as peças “Magnificat” e “In Monte Olivete”, do compositor Tom k.
Logo após, o maestro do Coral Gazzi de Sá, Eduardo Nóbrega rege as composições “Agnus Dei” e “Sancta Maria” do compositor Eli-Eri Moura.
Em seguida, o maestro e professor do Departamento de Música da UFPB, Marcilio Onofre, além de reger a composição “Lacrimosa” de sua autoria, também estará ao piano junto à OSMJP executando as peças do compositor Eli-Eri Moura.
Já o maestro e professor do Departamento de Música da UFPB, Carlos Anísio, vai reger a composição de sua autoria “Suíte Divina Luz” e por fim, ele mesmo encerra o concerto com a composição “Ò Vós Que Passais” do maestro Tom-K, em homenagem à professora de canto coral, Fátima França que faleceu em janeiro desse ano. Fátima foi uma guerreira e contribuiu muito para o fortalecimento e divulgação do canto coral no Estado.
O XX Festival Paraibano de Coros – Fepac 2022 é um evento não competitivo que acontece desde 2003 em João Pessoa.
Em 2017 se tornou internacional e, agora, completa 20 anos recebendo representantes dos Estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.
As apresentações dos corais ocorrem a partir da quarta-feira (dia 02) até o domingo (dia 06) na Sala de Concertos Maestro José Siqueira – no Espaço Cultural – Funesc. O Fepac é coordenado pelo maestro Eduardo Nóbrega.