Agora é oficial: pela primeira vez na história, após 108 anos da morte do poeta paraibano Augusto dos Anjos, nascido em Sapé (20 de abril de 1884, no antigo engenho Pau D’Arco, atualmente transformado na desativada usina Santa Helena), o Major da Polícia Militar e Prefeito Municipal, Sidney Paiva de Freitas, torna-se o visitante Nº 01, como autoridade constituída eleita a visitar de maneira inédita o mausoléu existente no cemitério central da cidade de Leopoldina, no Estado de Minas Gerais, onde o célebre vate faleceu (12 de novembro de 1914).
Sidney está viajando para Minas Gerais junto com o Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Marcone Pessoa Júnior e o Diretor de Fomento Cultural e também Diretor do “Memorial Augusto dos Anjos”, Aderaldo Elias, para participar dos eventos programados para a XXIII Semana Augusto dos Anjos, cuja solenidade de abertura acontece nesta quarta-feira (dia 16), às 19h00, no Museu “Espaço dos Anjos,” em Leopoldina.
O convite foi feito pelo prefeito municipal da cidade anfitriã, Pedro Augusto Junqueira, junto com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Leopoldina.
O município pertence à Zona da Mata Mineira, localizando-se a sudeste da capital do Estado, distando 322 quilômetros de Belo Horizonte.
Sua população estimada em julho de 2015 era de 53.145 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O município teve sua emancipação política em 1854. Seu nome é uma homenagem à princesa Leopoldina de Bragança e Bourbon, filha do Imperador D. Pedro II.
Leopoldina conta com atrativos culturais, naturais e arquitetônicos, como o “Museu da Eletricidade”, mantido pelo Grupo Cataguazes, proprietário da Energisa, aqui na Paraíba e mais cerca de 20 empresas, entre outros negócios no ramo de tecidos, eólica, biomassa, mineração, ferrovias, etc.